Celular ao volante

27 de fevereiro de 2022 / 291 / Dicas de Direção
Facebook It
Tweet It
Pinterest It

CONHEÇA OS PERIGOS DE USAR CELULAR AO VOLANTE

Um olho na mensagem, outro na pista, uma das mãos no celular, a outra no volante. Essa combinação não dá certo. Dados da Abramet – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – mostram que o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes nos acidentes de trânsito. O que era impensável há alguns anos, hoje, infelizmente, é muito comum. Digitar, concentrar-se em uma conversa delicada no telefone ou tentar pegar o celular que caiu no chão, tudo isso pode ser a causa de um grande desastre na vida do motorista. Pensando nisso, separamos uma série de orientações sobre os perigos do uso do celular ao volante, o que diz a Legislação e dicas de como evitar acidentes. Confira e saiba como aumentar a sua segurança no trânsito!

OS RISCOS DE USAR O CELULAR AO VOLANTE

Você conhece a expressão “colocar na balança”? Ela significa que devemos listar prós e contras em relação a determinado assunto, ponderar se vale a pena correr algum risco. Bom, aqui é preciso lidar com a chance de ocasionar acidentes mortais devido à escolha de olhar para uma tela. Obviamente, a balança pesa e pende para o lado de proteger a vida. Não há dúvidas de que o celular é uma ferramenta indispensável para nossos dias, extremamente necessário para suprir nossa necessidade de comunicação e interação, mas é preciso ter consciência de que, como toda ferramenta, pode nos servir mal, se usada de forma errada. Escolher olhar para as telas enquanto dirige é uma decisão imprudente com consequências amargas. Veja abaixo por que é tão perigoso usar o celular no trânsito.

DESVIA A ATENÇÃO DO MOTORISTA

Tentar dividir nossa atenção no trânsito é colocar vidas em risco. “Só uma olhadinha”, “vou responder rapidinho” ou “deixa eu ver uma coisa aqui” são alguns pensamentos que podem passar na sua cabeça antes de um acidente envolvendo o uso do celular ao volante. As chances de perder o controle do veículo aumentam, pois você estará desatento à pista. Podemos pagar um preço caro por causa de segundos de desatenção.

AUMENTA O TEMPO DE REAÇÃO

Ao ocorrer qualquer imprevisto, o motorista fica em alerta para prevenir qualquer acidente, fazer alguma manobra necessária ou desviar rapidamente de algum obstáculo. De acordo com o Ministério do Transporte, ao usar o celular, o motorista demora 35% a mais para reagir, ou seja, pode não ter tempo suficiente para agir diante de alguma ocorrência inesperada.

REPRESENTA PERIGO PARA PEDESTRES E MOTORISTAS

Ao olhar para a tela do celular, você pode colocar em risco a vida de outros motoristas e pedestres. Ainda mais nos dias chuvosos, período em que devemos duplicar nossa atenção e evitar qualquer distração. É preciso garantir a segurança ao dirigir na chuva já que a visão da pista fica bastante prejudicada. Por isso, toda a atenção é necessária!

O QUE DIZ A LEI

O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que é considerada infração gravíssima segurar ou manusear o celular enquanto se está dirigindo. O valor da multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH. Muitas pessoas acham que quando o carro está parado no sinal vermelho podem “dar uma olhadinha” ou responder alguma mensagem, porém é importante lembrar que a proibição do uso de celular é mantida mesmo se o carro estiver parado no semáforo. O importante é sempre estar atento para evitar acidentes, prejuízos, multas e penalidades.

Uso do celular fora do carro. Foto – Pexels / Tim Samuel

Uso do celular fora do carro. Foto – Pexels / Tim Samuel

DICAS PARA MANTER A ATENÇÃO E SEGURANÇA AO DIRIGIR

Prevenir é sempre o melhor remédio, por isso, tenha em mente que a atenção e a concentração no trânsito podem evitar muitos acidentes e tragédias. Faz muita diferença dirigir com prudência. Confira abaixo algumas dicas para melhorar sua segurança no trânsito.

PARE O CARRO PARA ATENDER O CELULAR

Essa é a principal dica caso você realmente precise usar o celular. Encontre um local seguro, pare o carro e atenda a chamada ou responda à mensagem. Quantos acidentes seriam evitados se todos os motoristas seguissem essa simples orientação? Esteja atento e não pense que acidentes não vão acontecer com você — escolha dirigir com prudência sempre.

MANTENHA O TELEFONE NO SILENCIOSO

Se puder, coloque o celular no modo silencioso para evitar que as notificações de mensagens ou ligações te desconcentrem. Ao chegar em seu destino, você retorna os telefonemas e poderá responder seus contatos.

NÃO TENHA O TELEFONE CONETADO AO SISTEMA DE SOM DO CARRO

Se você sabe que cada notificação pode te desconcentrar, não conecte o celular ao visor do carro. Lembre-se que nosso tempo de reação a possíveis imprevistos é mais longo quando estamos distraídos. Isso não significa que o clima no carro deva ser tenso e desagradável. Aproveite esse tempo e ouça suas músicas favoritas, podcasts ou programas de rádio de seu interesse. Saiba como aproveitar bem o tempo no veículo com o que é lícito e permitido pela Legislação.

MANTENHA AS MÃOS NO VOLANTE O TEMPO TODO

Essa é uma orientação básica de direção preventiva. É mais seguro, dá mais estabilidade e, se precisar fazer qualquer manobra, o motorista terá mais firmeza. É claro que com o celular em uma das mãos não é possível manter a direção da forma mais segura. Pense em como o condutor pode dirigir com segurança se sua mão, seus olhos e sua atenção não estão concentrados no trânsito?

MANTENHA A DISTÂNCIA SEGURA

Não ande colado no carro da frente. Esteja atento para ter tempo hábil de frear e evitar colisões traseiras. É importante prestar atenção não apenas no que você está fazendo, mas também na conduta dos motoristas próximos. Se estiver olhando para a tela do celular, como terá visão do trânsito como um todo?

Neste texto, vimos os principais perigos de usar o celular ao volante — atitude que, além de colocar vidas em risco, pode fazer você ser multado e ter prejuízos materiais. Não tenha pressa de chegar ao seu destino, lembre-se sempre de parar quando necessário, dirija com consciência e faça sua parte.

Fonte – https://www.hyundai.com.br/pilulas-hyundai/conheca-os-perigos-de-usar-celular-ao-volante.html

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List