Carros Autônomos

9 de julho de 2022 / 29 / Mercado
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Carro Autônomo. Foto - bosch.com.br

Carro Autônomo. Foto – bosch.com.br

CARROS AUTÔNOMOS E SUA TECNOLOGIA

O carro autônomo, em seu nível mais elevado, é um veículo que não depende de um ser humano para ser conduzido. Ele é projetado para seguir até o destino sem a necessidade de uma pessoa realizar qualquer ação, pois seus computadores cumprem o papel do motorista.

A Bosch e a Daimler conquistaram um marco histórico no caminho para a direção autônoma: as duas empresas obtiveram a aprovação de relevantes autoridades em Baden-Württemberg, na Alemanha, para o sistema de estacionamento autônomo na garagem do Museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart. A tecnologia é acessada por um aplicativo de celular e não requer um motorista para manobras. Isso torna o sistema de estacionamento totalmente autônomo (SAE 4) o primeiro do mundo a ser aprovado para uso diário.

VANTAGENS DO CARRO AUTÔNOMO

As principais tecnologias presentes no carro autônomo são os sensores (como radares, câmeras, lidares), as unidades de controle eletrônica e os atuadores. Através dos sensores o veículo consegue identificar o que está acontecendo ao seu redor, sendo capaz de entender os sinais de trânsito e semáforos, perceber a presença de obstáculos, pessoas, outros veículos e ainda se manter em sua via de rodagem.

No primeiro momento pode parecer estranho um carro conduzir a si próprio sem a necessidade de uma pessoa realizar qualquer ação. Mas essa é uma tecnologia que apresenta diversas vantagens, como você verá a seguir.

MINIMIZAÇÃO DA POLUIÇÃO

Os veículos autônomos podem se organizar em comboios, consumindo menos combustível devido á resistência aerodinâmica reduzida.

REDUÇÃO DE ACIDENTES NO TRÂNSITO

O cansaço, um minuto de distração, a embriaguez, a imprudência e, até mesmo, a hipnose rodoviária estão entre as causas principais dos acidentes de trânsito. O carro totalmente autônomo ajuda a evitar tudo isso porque ele não precisa de um motorista e consegue prever e responder rapidamente as ações dos veículos e dos usuários vulneráveis ao seu redor.

DIMINUIÇÃO NO TEMPO DE TRANSLADO

O trânsito com carros autônomos flui de uma maneira mais organizada e concentrada, portanto, os congestionamentos são reduzidos. Por consequência, há uma redução do tempo de translado, permitindo chegar mais rápido ao destino.

Fonte – bosch.com.br

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List