Cicloturismo

26 de junho de 2022 / 48 / Esportes
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Cicloturismo. Foto – Pexels / Pixabay

Cicloturismo. Foto – Pexels / Pixabay

CICLOTURISMO É UMA NOVA MANEIRA DE VIAJAR, QUE VEIO PARA FICAR.

A bicicleta está virando moda entre turistas, que estão a procura de experiências mais inspiradoras. Viajar pela natureza com o vento na cara, ou através de pequenas cidades históricas, percorrendo estreitos caminhos que só podem ser feitos a pé ou de bicicleta.

O cicloturismo é uma forma de viajar usando uma bicicleta como meio de transporte, em busca de um maior contato com a natureza, através de caminhos alternativos.

No ínicio os grupos de pedal noturno urbano, começaram a criar os passeios de bike fora das cidades, surgiram guias de passeios em grupos e as primeiras agências especializadas em cicloturismo. O surgimento de alguns roteiros de peregrinação em 2000, como o Caminho da Fé e o Caminho da Luz, que foram planejados para viagens a pé e de cunho religioso, viraram uma ótima opção para viajar de bicicleta, são utilizados até os dias de hoje.

Hoje os grupos de pedal estão espalhados por todo o país, organizando viagens pelas redondezas de seus municípios. Ouve um grande aumento de produtos específicos de cicloturismo, assim como o aumento do número de agências especializadas no segmento. Vários municípios procuram ter sua própria rede de rotas de cicloturismo, há muitos guias de trilha, inúmeras publicações, vários blogs, sites e páginas nas mídias sociais.

Viajar de bicicleta é uma forma diferente de conhecer novos lugares, é um investimento na sua saúde física e mental, você estará viajando no seu ritmo, sendo mais contemplativo, conhecendo melhor os lugares e tendo um maior contato com as pessoas. Dependendo do seu estilo e planejamento, você pode pernoitar tanto em campings em meio a natureza, como também em um hotel ou pousada.

Praticado por ambos os sexos e com cada vez mais adeptos, o cicloturismo atinge um larga faixa etária, que vai desde adolescentes até adultos na faixa de 70 anos de idade, que tem uma presença significativa no cicloturismo.

Muitas cicloviagens são planejadas por estradas de terra “batida”, por áreas rurais, passando através de montanhas, vales, riachos, cachoeiras e plantações. A arquitetura, a história e a gastronomia, sempre fazem parte do universo do viajar de bicicleta.

Normalmente se pedala em média de 50km a 100km por dia em uma cicloviagem, em um ritmo lento, sempre procurando vivenciar ao máximo o caminho. É necessário ter o hábito de pedalar, durante o tempo de planejamento de sua viagem, o ideal é pedalar de 20 a 30 km pelo menos duas vezes por semana, é um bom momento e motivo para você começar a se exercitar e ter uma vida mais saudável.

Sempre organize com antecedência suas viagens de bike, só viaje em grupo. Existem vários roteiros de cicloturismo por todo o Brasil, onde através de clubes, agências e grupos de bikes, você fará uma viagem com segurança. Entre os roteiros mais conhecidos estão: Circuito Vale Europeu, Circuito Rota das Baleias em Santa Catarina, o Circuito do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em Goiás. No interior de São Paulo o Circuito das Frutas, através de Atibaia, Indaiatuba, Louveira e Vinhedo, é o mais conhecido.

Fontes

https://www.bosch.com.br/noticias-e-historias/mobilidade/e-bike/

http://www.clubedecicloturismo.com.br/

https://pedalle.tur.br/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List