COP26: fim da era dos carros movidos a combustível fósseis marcado para 2040 - Fly Auto

COP26: fim da era dos carros movidos a combustível fósseis marcado para 2040

1 de janeiro de 2022 / 29 / Mercado
Facebook It
Tweet It
Pinterest It

COP26: fim da era dos carros movidos a combustível fósseis maracdo para 2040

ACORDO FOI ASSINADO POR PAÍSES E POR FABRICANTES DE VEÍCULOS

Nesta quarta-feira, as discussões da 26ª Conferência Internacional do Clima da ONU, a COP 26, se voltaram para os transportes. Um dos acordos fechados foi assinado por 24 países e por um grupo de fabricantes de automóveis, que se comprometeram a encerrar a era dos veículos movidos a combustíveis fósseis até 2040 “ou antes”.

O acordo para vender apenas veículos com emissões zero a partir desta data inclui Canadá, Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Reino Unido, que já haviam concordado em encerrar a venda de novos carros a gasolina e diesel em 2030.

Entre as montadoras que assinaram o acordo estão Ford, Volvo e Mercedes-Benz, que prometeram atingir a meta até 2035 em “mercados líderes”, assim como em várias cidades e governos regionais, como Nova York, Londres e Barcelona, segundo o jornal britânico the Guardian.  

Outro grupo de países, incluindo Índia e Quênia, concordou em “trabalhar intensamente para a proliferação acelerada” de veículos com emissões zero, enquanto um grupo de financistas e proprietários de frotas também prometeu eliminar gradualmente os carros movidos a combustíveis fósseis.

Entre as ausências estão grandes economias como EUA, China e Alemanha, os gigantes da indústria automobilística global, que se recusaram a assinar o acordo. Volkswagen, Toyota e BMW também não se juntaram ao comprometimento.

O transporte é responsável por um quinto das emissões globais de gases de efeito estufa   e Agência Internacional de Energia declarou que a venda de carros movidos a combustíveis fósseis terá que cessar até 2035 se o mundo quiser evitar ultrapassar os perigosos limiares de aquecimento global.

Neste mesmo relatório a AIE também afirma que, para alcançarmos de fato um mundo carbono neutro em 2050 é preciso deixar de investir em novos projetos de fornecimento de combustível fóssil e que 70% da geração de eletricidade precisa vir de fontes eólicas e solares até a metade do século.

Fonte – https://umsoplaneta.globo.com/energia/noticia/2021/11/10/cop26-fim-da-era-dos-carros-movidos-a-combustiveis-fosseis-marcado-para-2040.ghtml

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List