Cores dos Carros

30 de abril de 2022 / 27 / Mercado
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto - Divulgação/Nissan

Foto – Divulgação/Nissan

AS TENDÊNCIAS DAS CORES DOS CARROS

Dos anos 40 até a metade dos anos 80 a predominância de carros coloridos era bem evidente, mas como hoje em dia tudo se baseia na lei da oferta e da procura, e a maioria das pessoa compram seu veículo pensando na revenda, as cores neutras passaram a dominar as ruas. Isto ocorre com mais frequência no mercado Sul Americano, onde o mercado de usados é maior que na Europa e Estados Unidos por exemplo.

Os tons brancos, pretos, pratas e cinza representam 88% dos veículos vendidos na América do Sul, sendo o branco a mais popular, restando para as cores vivas apenas 7,5% de participação.

Apesar de muitas pessoas comprarem seus carros preocupados com a revenda, alguns consumidores mesmo que ainda em menor número fazem questão de tonalidades menos básicas e as montadoras já estão colocando em suas paletas de cores tonalidades mais vivas, acreditando nesta tendência.

Hoje em dia já se percebe uma mudança no mercado, principalmente para os modelos mais joviais como o UP, Mobi e March, que possuem uma gama de cores mais vibrantes e com a popularização dos carros elétricos, por exemplo, vemos cada vez mais os fabricantes tendo como destaque os carros azuis.

Foto - Divulgação/FIAT

Foto – Divulgação/FIAT

É o azul que está liderando esta tendência, mas o vermelho também ganhou representatividade no último ano e tirou um pouco mais de participação de mercado das cores acromáticas em várias partes do mundo. Também estão surgindo outras cores como o verde e o bege, tonalidades pouco comuns no nosso dia a dia.

Uma das apostas e o direcionamento para tons mais discretos e calmos, devido a pandemia enfrentada no mundo, o consumidor começou a procurar cores que representam conforto e relaxamento. A aposta da fabricante de tintas Basf por exemplo é um amarelo bem suave para o mercado da América do Sul.

Em 2021, o carro elétrico foi a grande tendência da indústria automotiva mundial assim como as cores. Apesar de o branco continuar a ser a cor preferida na hora da compra, existe um interesse cada vez maior em cores mais vibrantes.

Foto - Divulgação/Renault

Foto – Divulgação/Renault

De acordo com a Axalta (fabricante de tintas automotivas), o verde influenciou as paletas de cores azuis e amarelas nas atuais tendências de mercados de veículos, levando ElectroLight, uma espécie de verde elétrico, que mistura tons de amarelo, para criar uma imagem audaz e contemporânea que denota “estilo, energia e elegância”.

Para 2022, a empresa especialista líder em cores de tintas e revestimentos anunciou uma nova Cor Automóvel Global, o Royal Magenta, uma cor cereja profunda capaz de trazer um acabamento luxuoso ao mercado.

Fontes

https://jornaldocarro.estadao.com.br

https://motor24.pt

https://motorshow.com.br

https://autopapo.uol.com.br

https://automotivebusiness.com.br

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List