Cuidados com o Carro no inverno

28 de maio de 2022 / 30 / Dicas de mecânica
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Cuidados com o carro no inverno. Foto Pexels / Skitterphoto

Cuidados com o carro no inverno. Foto Pexels / Skitterphoto

É PRECISO TOMAR ALGUNS CUIDADOS COM O CARRO NO INVERNO, PARA EVITAR PROBLEMAS. EM TEMPERATURAS MAIS BAIXAS O SEU CARRO NÃO TRABALHA IGUAL AOS DIAS MAIS QUENTES.

Com a chegada do inverno, os veículos precisam de dedicação especial para não gerar problemas, em temperaturas baixas o seu carro não trabalha igual aos tempos mais quentes, podendo causar alguns problemas de desempenho e até de segurança.

CUIDADOS COM O COMBUSTÍVEL

Nos dias frios o motor do carro tem maior dificuldade de partida se ele estiver abastecido apenas com etanol, principalmente se as velas e cabos de ignição estiverem desgastados, portando é recomendado dar uma verificada nestes itens.

O sistema elétrico e de partida devem estar em boas condições, por serem mais exigidos nos dias mais frios. Uma dica para quem costuma rodar com etanol é colocar de 10% a 20% de gasolina no tanque junto com o etanol, para facilitar a partida do carro nos dias frios.

Se o seu carro tiver tanquinho, verifique se está abastecido com gasolina, e se ela está em boas condições, não ficou velha. Após  três meses a gasolina comum perde a validade e desempenho. O tanquinho deve estar sempre abastecido com combustível novo e de boa procedência, o uso de gasolina premium é recomendado devido a sua qualidade e durabilidade.

Cuidados com a bateria no inverno. Foto Pexels / Erik Mclean

CUIDADOS COM A BATERIA

Por causa das baixas temperaturas, a bateria é o item que mais sofre no inverno, podendo ficar arriada. Ela trabalha com uma reação química que fornece energia para o carro, as temperaturas mais baixas comprometem esta reação, por isso a importância de se realizar uma revisão na bateria e verificar se não necessita de uma troca ou de uma limpeza em seus componentes.

Nas baixas temperaturas ela será mais exigida, principalmente na hora de dar a partida no carro, portanto não é recomendado dar a partida no motor com componentes elétricos ligados, como os faróis, luzes internas, rádio, central multimídia e principalmente o ar condicionado. Fique atento para não deixar nenhuma lâmpada ou aparelho ligado enquanto o carro estiver desligado.

CUIDADOS COM OS PNEUS

Como as ruas e estradas ficam mais úmidas no inverno e bom verificar o estado de conservação dos pneus, as baixas temperaturas podem também afetar a pressão e a calibragem deles, fazendo rodar parcialmente murchos, por isso é necessário monitorar frequentemente a sua pressão.

Cuidados com os pneus no inverno. Foto Pexels / Erik Mclean

Cuidados com os pneus no inverno. Foto Pexels / Erik Mclean

CUIDADOS COM A VISIBILIDADE

Com a chegada do inverno, normalmente os dias escurecem mais cedo, sendo comum dias de chuva e de neblina, que podem prejudicar a visibilidade.

Portanto, é importante verificar os itens de iluminação do carro, já que você vai precisar deles por mais horas. Faróis, lâmpadas de sinalização, luzes traseiras e de freio precisam de mais atenção, para garantir maior segurança durante a condução do veículo.

Utilize sempre uma flanela para limpar o para-brisa embaçado do carro, ao passar a mão para desembaçar, a gordura da pele acaba piorando a situação. O ar condicionado pode resolver esta situação resfriando o para-brisa do carro e equilibrando a temperatura interna com a externa. Mas existem antiembaçantes disponíveis no mercado, que vão ser a solução mais eficiente para este caso.

Por serem feitas de borracha, as palhetas do para-brisas ressacam mais no frio, influenciando na limpeza dos vidros. É importante dar uma verificada nas condições das palhetas e se certificar que não é preciso fazer a troca do componente.

Vidros embaçados no inverno. Foto Pexels / Mathias Reding

Vidros embaçados no inverno. Foto Pexels / Mathias Reding

CUIDADOS COM O AR CONDICIONADO

O sistema de ar condicionado quando fica inativo durante muito tempo, pode causar problemas, algumas peças móveis, mangueiras e componentes precisam de lubrificação e sem uso por longo períodos, essas peças ressecam, podendo causar rachaduras e vazamento das mangueiras, nos vedadores e nos selos de borracha.

E recomendado ligar o ar-condicionado de duas a três vezes por mês, por dois a três minutos. E fazer a manutenção preventiva periodicamente, o que inclui a higienização

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List