Dirigir Sob Neblina

11 de junho de 2022 / 21 / Dicas de Direção
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Direção sobre neblina. Foto – Pexels / Pat Whelen

Direção sobre neblina. Foto – Pexels / Pat Whelen

DURANTE O INVERNO A NEBLINA OCORRE COM MAIS FREQUÊNCIA E É PRECISO TOMAR ALGUNS CUIDADOS AO DIRIGIR.

No inverno as baixas temperaturas associadas a presença de umidade favorecem o aparecimento da neblina e é necessário tomar alguns cuidados ao dirigir, afinal você vai ficar com a visão comprometida, o que torna o ato de dirigir com segurança uma tarefa mais difícil, alguns cuidados que devem ser tomados nesse tipo de situação para evitar acidentes.

Alguns veículos possuem farol de neblina, desenvolvidos especialmente para ajudar a direção com segurança, nestas condições de baixa visibilidade. Sempre que notar que a névoa a sua frente estiver comprometendo sua visialidade, ligue o seu farol de neblina. É importante salientar que o farol de milha não tem a função de farol de nebline, que ao ser ligado nesta situação vai agravar ainda mais a visibilidade. O farol de neblina fica localizado dentro ou abaixo do para-choque, seu feixe de luz é amplo, tem padrão plano e é direcionado para o chão iluminando diretamente a pista, melhorando a visibilidade e não ofuscando o condutor do carro que vem no sentido contrário.

REDUZA A VELOCIDADE E MANTENHA UMA DISTÂNCIA SEGURA

Quando estiver transitando sobre neblina, aposte na direção defensiva, reduza a velocidade imediatamente e aumente a distância dos veículos que estão à sua frente. Evite o risco de acidentes, a visibilidade é o principal recurso de segurança para o condutor, não estando sob perfeitas condições, dificulta a identificação dos veículos à sua frente ou atrás, por isso você deve manter a velocidade baixa.

Manter a distância para o outro veículo é uma regra que sempre deve se levar em conta, principalmente em situação com neblina. Por conta da baixa visibilidade, você pode demorar mais do que o normal para notar que o outro veículo está brecando, podendo causar um acidente.

UTILIZE O FAROL BAIXO E MANTENHA AS LUZES ACESAS

Em situação de neblina a visibilidade diminuirá acentuadamente, por isso, sempre utilize os faróis baixos, que vão te ajudar a enxergar melhor e colaborar para a sua identificação na via por outros motoristas. Não use o farol alto, as luz emitida por ele acaba refletindo nas gotículas de água que estão no ar, dificultando ainda mais a visibilidade e ofuscando a visão do condutor que vem no sentido contrário.

Mesmo durante o dia, mantenha as luzes acesas do seu carro, para facilitar a sua visualização para os outros motorista.

NÃO LIGUE O PISCA ALERTA, EVITE PARAR NO ACOSTAMENTO

O pisca alerta só deve ser utilizado quando o veículo estiver parado. Utilizado com carro em movimento, ele pode causar uma confusão no condutor que vier atrás, corre o risco dele não identificar a manobra que você ira fazer ou achar que você está parado na pista devido a um acidente. Só acione o pisca-alerta em casos de emergência.

Se você precisar parar e a neblina estiver muito densa, procure um lugar seguro, evite usar o acostamento. Como você, os outros motoristas também podem estar com dificuldades para enxergar, saírem da pista e atingindo o seu veículo parado no acostamento.

Direção sobre neblina. Foto – Pexels / Markus Spiske

Direção sobre neblina. Foto – Pexels / Markus Spiske

GUIE-SE PELAS FAIXAS NA PISTA E EVITE ULTRAPASSAGENS

Guie-se pelas faixas coloridas na estrada, elas vão te posicionar corretamente na pista. Evite ultrapassagens, quando estiver circulando em mão dupla e nunca ultrapasse em pista dupla, mesmo se for permitido no trecho, quando estiver dirigindo sob neblina. A má visibilidade pode acarretar num acidente.

NÃO USE AS MÃOS PARA LIMPAR O EMBAÇAMENTO

No frio quando os vidros do carro estão fechados, o para-brisa embaça com mais frequência, acione o ventilador, posicionando as saídas de ar voltadas contra o vidro, para desembaçá-lo. Se seu carro tiver ar condicionado não utilize o ar quente, que vai acelerar o processo de embaçamento.

Não use as mãos para limpar o embaçamento do para-brisa, elas acabam deixando o vidro engordurado, prejudicando a visibilidade quando ele embaçar novamente. Procure ter sempre um paninho ou uma flanela para limpar o para-brisa, existem flanelas químicas próprias para esta situação que contém uma substância especial para evitar o embaçamento.

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List