Gravel Bike

21 de novembro de 2021 / 22 / Esportes
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto – bikemagazine.com.br

Foto – bikemagazine.com.br

VOCÊ SABE O QUE É UMA GRAVEL BIKE?

Numa rápida olhada, elas se parecem com uma bicicleta de estrada, mas prestando atenção, dá para perceber os pneus largos e os freios a disco. Estamos falando das gravel bikes, uma categoria muito nova no Brasil e que já conquista ciclistas iniciantes e veteranos a cada dia.

No mercado europeu, as gravel bikes são famosas há anos, mas por aqui, elas chegaram com força faz poucos anos.

Conheça tudo sobre as gravel e o porquê estas bicicletas feitas para aguentar estradões e asfaltos longos, conquistaram espaço de respeito no ciclismo!

O QUE SÃO GRAVEL BIKES?

As gravel bikes são bicicletas que apresentam uma geometria e configuração de peças que oferece desempenho no asfalto e em. Claro que não é qualquer trilha que pode ser desafiada em cima de uma gravel, dada suas limitações. Mas, como o próprio nome diz em inglês “gravel”, quer dizer cascalho, estas bicicletas enfrentam percursos que em uma bike de estrada seriam impossíveis.

O que você precisa saber é que estas bikes têm design e peças que oferecem mais conforto do que uma estradeira, sem perder rendimento no asfalto ou na trilha. E na terra é onde elas se soltam, já que não são tão pesadas como uma mountain bike. Assim, elas têm respostas rápidas a pedaladas agressivas em terrenos cascudos!

Foto – bikemagazine.com.br

Foto – bikemagazine.com.br

COMO É UMA GRAVEL BIKE?

Uma gravel bike possui configuração semelhante a uma bike de cyclocross, porém com ligeiras diferenças. A começar pela geometria, que tem maior distância entre eixos, caixa de direção com ângulo ‘relaxado’, e chainstays compridos. Tudo isso dá mais conforto e estabilidade a gravel bike, tanto para desenvolver velocidade no asfalto como no cascalho e terra, sem sofrer.

Além destas características, as gravel são dotadas de garfo rígido, freios a disco — mecânicos ou hidráulicos — e pneus largos, que chegam à medida de 700×42. Fora esses principais pontos que fazem da gravel uma devoradora de asfaltos e trilhas, elas contam com guidão drop, bem abertos na área dos manetes de freio. Quanto à relação de marchas, não há uma específica que caracterize uma gravel bike. Pode ser 2×10, 2×11, 1×11, e assim por diante; o que importa é que ela funcione com bom desempenho nos terrenos íngremes, retos, descidas e circuitos travados!

Outra característica marcante das gravel são as furações no quadro. Elas garantem a instalação de muitos bagageiros e suportes de caramanhola. Já deu para perceber que elas são ótimas para cicloviagens?

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE UMA GRAVEL BIKE?

  • Tem baixo peso.
  • Contam com relação de marchas para rodar em estrada, trilha, e cidade.
  • São mais robustas que bikes de estrada, e mais leves que mountain bikes, oferecendo ao mesmo tempo, desempenho, conforto e diversão.
  • Suportam muitos bagageiros e alforjes.
  • São excelentes para cicloviagens.
  • Tem custo-benefício vantajoso se comparada com uma bicicleta exclusiva para MTB ou estrada.
Foto – bikemagazine.com.br

Foto – bikemagazine.com.br

AS GRAVEL BIKES JÁ SÃO TENDÊNCIA NO MERCADO BRASILEIRO?

Ainda que distante do mesmo cenário internacional, o mercado brasileiro já conta com máquinas de diferentes marcas, adequadas ao perfil do ciclista brasileiro. A exemplo da Guará, uma gravel bike nacional que já compete de igual com muitas importadas. A Guará é uma gravel bike feita pela Dinâmica Bicicletas, do engenheiro mecânico Vinicius Villas Boas, ciclista que criou o projeto em 2016. Saiba mais sobre a gravel bike da Guará em – https://www.bikemagazine.com.br/2018/08/avaliamos-a-dinamica-guara-uma-gravel-nacional-de-personalidade-e-otimo-preco/

Ágeis, confortáveis e divertidas, as gravel bikes são cada vez mais bem aceitas pelos ciclistas brasileiros. Já que os asfaltos daqui são bem ruins, e sempre tem um passeio na trilha marcado para o fim de semana, nada melhor do que uma bike que encare os dois desafios!

Portanto, se você busca uma bicicleta que topa qualquer aventura, mas não larga a mão de desempenho, as gravel bikes são uma escolha justa. Além disso, as gravel são excelentes para cicloviagens.

Fonte: Dinâmica Bikes

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List