Inteligência Artificial Automotiva

23 de julho de 2022 / 24 / Mercado
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto – Bosch

Foto – Bosch

O CONCEITO DE INTERNET DAS COISAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL JÁ ESTÃO PRESENTES NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA HÁ ALGUM ANOS.

Dirigir até a garagem, sair do carro e direcioná-lo até o espaço correto de estacionamento apenas tocando a tela do smartphone já é uma realidade no Museu da Mercedes em Stuttgart na Alemanha. A tecnologia não precisa de um motorista para manobrar. Uma vez que o motorista deixou o estacionamento, o carro dirige-se para um espaço determinado – mais tarde, o carro retorna ao ponto de partida exatamente da mesma maneira. O processo depende da interação entre a infraestrutura inteligente da garagem, fornecida pela Bosch, e da tecnologia automotiva da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch no estacionamento realizam o monitoramento dos corredores e de seus arredores, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia no carro converte os comandos da infraestrutura em manobras de direção. Desta forma, os carros podem até subir e descer rampas para deslocamento entre os corredores da garagem e, caso os sensores da infraestrutura identifiquem obstáculos, o veículo para imediatamente.

Essa tecnologia proporciona maior segurança para o momento do estacionamento, precisando o local exato que o motorista deve entrar e até mesmo alertando quais cuidados devem ser tomados.

A Inteligência Artificial já está na boca de todos, mas como ela pode ajudar na mobilidade urbana?

Primeiro é preciso lembrar que ela é a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de uma maneira que lembra o pensamento humano. Isso implica perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas.

A IA existe desde 1950, mas ganhou mais aplicabilidade em função de algoritmos e métodos de treinamento aprimorados, maior poder de computação e disponibilidade de grandes quantidades de dados na nuvem.

Um carro equipado com Inteligência Artificial não apenas reagirá mais rápido do que qualquer humano, mas também dirigirá de forma mais defensiva. Isso beneficia a todos nós, pois torna as vias das áreas urbanas e rodovias mais seguras — para pedestres, ciclistas e, não menos importantes, para ocupantes de veículos.

A Bosch utiliza a IA e a Internet das Coisas (IoT) para tornar a vida das pessoas mais fácil e segura. O benefício da Inteligência Artificial é construir confiança mútua. Na CES de 2020, em Las Vegas, foi lançado o Visor Virtual, criado nos EUA, que nada mais é do que um quebra-sol digital transparente.

Por meio de um display LCD transparente conectado à câmera interior, a tecnologia detecta a posição dos olhos do motorista. Usando um algoritmo inteligente, o Visor Virtual analisa a informação e escurece apenas a parte onde o brilho do sol causaria algum tipo de cegueira momentânea no condutor. A tecnologia ganhou nota máxima do Prêmio Inovação CES.

Fonte – www.bosch.com.br

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List