Roteiro de viagem / litoral de Santa Catarina parte 1

28 de novembro de 2021 / 53 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Bombinhas, Praia do Ribeiro / Foto - viagensecaminhos.com

Bombinhas, Praia do Ribeiro / Foto – viagensecaminhos.com

LITORAL DE SANTA CATARINA – SÃO FRANCISCO DO SUL / PENHA / CAMBURIÚ / PORTO BELO / BOMBINHAS

O litoral catarinense possui 560 km de praias belíssimas com características bem diferentes umas das outras. Algumas estão localizadas em balneários movimentados com barzinhos e beach clubs à beira-mar. Outras, quase desertas, são acessíveis somente por trilhas no meio da Mata Atlântica ou por barco.

Pode levar um mês inteiro para visitar todo o litoral catarinense, mas todas as cidades deste roteiro são uma boa opção de destino para uma viagem curta.

A distancia do litoral de Santa Catarina para São Carlos e de aproximadamente 750 km, levando um pouco mais de 10 horas. Para uma viagem de carro, com uma disponibilidade de tempo muito limitada, pode não valer a pena. Se a opção for ir de avião, alugue um carro, você vai precisar dele para conhecer melhor este belíssimo litoral.

Planeja ir de carro saindo de São Carlos? O primeiro trecho é até Curitiba leva um pouco mais de 8 horas e tem aproximadamente 620 km, via BR 116. Uma boa opção para uma parada rápida no meio da viagem está na região de Registro no post Graal. Saindo de Curitiba a primeira praia do nosso roteiro fica a menos de 2 horas.

Vamos iniciar o nosso roteiro nas praias do norte do estado. São Francisco do Sul, Penha, Balneário Camburiú e Bombinhas. Infra estrutura hoteleira e de comércio, belas praias, parques, restaurantes e vida noturna internacionais, o maior porto pesqueiro do pais e um terminal marítimo que recebe transatlânticos e turistas de todo o mundo.

São Francisco do Sul / Foto Prefeitura de São Francisco do Sul

São Francisco do Sul / Foto Prefeitura de São Francisco do Sul

SÃO FRANCISCO DO SUL.

São Francisco do Sul é um dos destinos turísticos mais visitados de Santa Catarina. A cidade respira história em seu conjunto urbanístico e arquitetônico, com mais de 400 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A ocupação da ilha onde se situa a cidade teve início em 1504 com a passagem do navegador francês Binot.

O município ainda preserva o clima tranquilo de outros tempos, apesar de possuir um dos mais importantes e movimentados portos do país. Além do Centro Histórico, outras atrações merecem ser apreciadas, como as praias, cachoeiras, manguezais, dunas, restingas e florestas de Mata Atlântica.

– A praia da Enseada é a mais famosa da cidade, com aproximadamente 3 kms, oferece uma infraestrutura completa para os banhistas e visitantes. Por isso, a praia é um ótimo lugar para se hospedar em São Francisco do Sul, pois além de curtir a maravilhosa paisagem, é um ponto de fácil acesso, onde você pode se locomover facilmente e encontrar tudo que precisar.

– O Forte Marechal Luz é m dos principais pontos turísticos. A construção fica na Praia do Forte e recebe diversos turístas todos os anos.  A visita é feita a partir de uma trilha que dá acesso ao Morro João Dias. Ali, é possível conhecer a instalação do forte a aos sábados de manhã tem uma cerimonia da troca da bandeira, onde os soldados, com trajes de época, realizam a salva com disparos de canhão. O passeio precisa ser agendado previamente.

A praia de Ubatuba é de uma beleza exuberante, com uma extensa faixa de areia que permite a realização de diversas atividades como, vôlei de areia, frescobol, caminhadas e claro, ótimos banhos de sol. As águas são um pouco agitadas, oferecendo um ponto interessante para aqueles que adoram pegar uma onda.

– A praia do Mole é uma praia de difícil acesso, feita por trilha, próxima a Praia da Enseada. Por ser uma praia de mar aberto, o lugar é bastante procurado por pescadores, surfistas e amantes das atividades marítimas, oferecendo uma paisagem encantadora e quase intocada. Possui um Mirante de onde é possível realizar belos registros da pequena, porém exuberante, Praia do Mole.

– Por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, a bela São Francisco do Sul possui construções históricas, algumas inclusive tombadas como patrimônio histórico. A cidade possui o Centro Histórico, onde reúne grande parte dessas antigas construções. Visitar esses lugares é fazer uma viagem ao passado e conhecer um pouco mais sobre a história de Santa Catarina e do Brasil.

Beto Carrero / Foto - viagensecaminhos.com

Beto Carrero / Foto – viagensecaminhos.com

PENHA

Sem dúvida, a atração que mais atrai os turistas a Penha, é o Beto Carrero World. O maior parque multi temático da América Latina.

A cidade de Penha também é conhecida como Capital Nacional do Marisco, por ser a maior produtora brasileira. A Festa do Marisco, que ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro, expõe a deliciosa culinária típica açoriana, além do artesanato da região.

Apesar de ser uma cidade pequena, Penha conta com um grande número de opções de hospedagem, por conta da grande procura pelo parque Beto Carrero e pelas praias.

Se você vai só para conhecer o Beto Carrero World, é melhor se hospedar nos arredores do parque. Há vários hotéis e pousadas perto o suficiente para ir a pé e economizar o estacionamento no parque.

– O Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina e o 5° Maior do Mundo. São 10 milhões de metros quadrados, divididos em sete áreas distintas. Cada área tem suas particularidades, que vão desde brinquedos radicais, infantis, espetáculo, zoológico, e áreas tematizadas.

– Penha possui bonitas praias para quem for curtir além do Parque. Algumas com uma pegada urbana como as praias da Saudade, A Praia Alegre, do Quilombo, da Armação., e outras praticamente isoladas como a Praia da Paciência e a Praia do Monge e Praia da Encosta.

Balneário Camburiú / Foto - viagensecaminhos.com

Balneário Camburiú / Foto – viagensecaminhos.com

BALNEÁRIO CAMBURIÚ

O Balneário Camboriú, tem uma noite agitada e incrementada com bares e grandes casas noturnas, atrai jovens de todo o estado, além dos vizinhos paranaenses, gaúchos, argentinos e uruguaios, que não voltam para as pousadas antes do dia amanhecer. Os visitantes, encontram ainda uma culinária generosa, que vai dos frutos do mar ao autêntico churrasco gaúcho.

Quem segue para Balneário Camboriú quer também curtir as praias. E elas são dez, para todos os gostos e estilos. Na Central, emoldurada por modernos arranha-céus e restaurantes, o movimento é intenso dia e noite na alta temporada. As boas ondas fazem do cenário point dos surfistas, enquanto o calçadão é tomado por adeptos da caminhada.

Seguindo para o Sul, cruzando a cênica Rodovia Intermares, os destinos são Laranjeiras, charmosa e repleta de bares; do Pinho, frequentada pelos naturistas; e Estaleirinho, indicada para quem busca sossego absoluto, mesmo no verão. Ao Norte, a praia dos Amores reúne a turma do surf e os banhistas em perfeita harmonia.

Balneário Camboriú é pródiga também com os ecoturistas, que lá encontram cenários ideais para apreciar a natureza e praticar atividades ao ar livre. No Parque Unipraias, que compreende as três estações por onde passa o teleférico, há trilhas para caminhada, trenó de montanha, circuito de arvorismo e o ZipRider, uma variação da tirolesa super emocionante!

Porto Belo / Foto - viagensecaminhos.com

Porto Belo / Foto – viagensecaminhos.com

PORTO BELO

A cidade mantém a atmosfera bucólica de uma vila de pescadores em meio a um cenário natural de grande beleza, com praias de águas cristalinas, baías abrigadas, ilhas e vegetação preservada. O pacato município de colonização açoriana se transforma na alta temporada, com o grande movimento nas praias, restaurantes e bares flutuantes. Os passeios de barco, os esportes náuticos e o mergulho estão entre as principais atividades turísticas. Na Ilha de Porto Belo, por exemplo, você pode se aventurar em trilhas subaquáticas que revelam a abundante vida marinha da região. Em outros locais, como a Reserva Morro dos Zimbros, há trilhas que desbravam a Mata Atlântica e permitem a observação de aves e de espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-mirim. Imperdível também é a visita ao Ecomuseu,

– A praia de porto Belo tem suas águas protegidas pela Ilha de Porto Belo, são calmas, ótimas para a prática de esportes náuticos. Dos trapiches saem os barcos e escunas para passeios. Não é muito procurada para banho. Há vários restaurantes, comércio variado e pousadas a beira mar.

– Sem dúvida, a praia do Estaleiro é a mais bonita do município. Praia agreste, com vegetação nativa, com uma faixa de areia branca de 100 metros de extensão. Suas águas são incrivelmente transparentes, em tons esverdeados, especiais para a prática do mergulho e para banho.

– A praia do Araçá é uma verdadeira vila de pescadores, onde seu povo conserva os costumes dos primeiros colonizadores. A praia conta com uma estreita faixa de areia, o mar é muito calmo, bom para o banho, repleto de barcos de pescadores. O acesso é asfaltado, mas bem estreito e com poucas opções de estacionamento.

– A Ilha de Porto Belo encanta pela beleza natural preservada. Não existem hospedagens, mas os turistas desfrutam de várias alternativas de lazer, atrativos e serviços, com área exclusiva para grupos de excursões. A travessia de 900 metros pela baia de águas calmas, é feita com barcos de pescadores e escunas que fazem o traslado dos visitantes do continente até ilha de Porto Belo.

Bombinhas, Praia da Sepultura / Foto - viagensecaminhos.com

Bombinhas, Praia da Sepultura / Foto – viagensecaminhos.com

BOMBINHAS

Ainda pouco difundida como destino turístico na maior parte do Brasil, Bombinhas é um refúgio para os moradores do sul de nosso país. Bastam alguns dias de sol e céu aberto que, numa rápida olhada para o mar, vem à tona o motivo de o lugar fazer tanto sucesso. Limpa, menos gelada do que a vizinha Florianópolis, com muitos peixes e uma transparência impressionante.

Sepultura e Lagoinha são algumas das praias que você não pode deixar de visitar. Com um verde lindíssimo, essas pequeninas praias são ótimas para quem quer nadar e ver peixes, sem precisar fazer nenhum esforço. Cardumes estão em peso por lá e quem optar pelo snorkel poderá desfrutar ainda mais a biodiversidade da região.

Bombinhas e Bombas são as praias mais cheias de gente, onde ficam concentrados hotéis e restaurantes – com poucas ondas e o invariável mar cristalino. A culinária baseada em peixes e frutos do mar é abundante e não decepciona seus amantes mais fervorosos.

Bombinhas conquista cada vez mais adeptos; todos os anos, seu público aumenta. Famílias inteiras, cheias de crianças, vão à cidade passar o verão e aproveitar as águas calminhas e perfeitas para os pequenos que ainda não estão aptos a enfrentar o mar sozinhos. O lugar peca na infraestrutura, mas isso não tira o encanto de uma cidade pequena, tranquila, com belezas naturais diversas e muito a ser explorado.

Praias perfeitas durante o dia e agito durante a noite, especialmente na alta temporada. Ao todo são 39 praias em Bombinhas, sendo 19 preservadas, 10 com pouca ocupação e 10 urbanizadas.

– Praia de Bombas

Essa é a “praia central” já que está no centro urbano de Bombinhas. Aqui há diversas pousadas, lojas, restaurantes e escolas de surf, caiaque e standup paddle. A faixa de areia é pequena com mar calmo, perfeito para famílias, e é a mais movimentada. Há diversas opções de petiscos e refeições, você nem precisa sair da areia. Tem uma pequena trilha do lado direito da Praia de Bombas em direção a praia do Ribeiro e, se quiser ir adiante, chegará na Praia de Bombinhas.

– Praia de Bombinhas

Apesar de parecer uma extensão da Praia de Bombas, Bombinhas se diferencia por ser bem menor e contar com mais peixinhos na água, parecendo até uma piscina natural. Ao lado fica a Praia do Embrulho, na qual existe um pequeno deque de onde saem os barcos piratas para passeio (super famosos em Santa Catarina). Na mesma faixa de areia fica a Lagoinha.

– Praia da Sepultura

Esse lugar é simplesmente incrível e não poderia ficar fora da lista de o que fazer em Bombinhas! Uma praia com águas calmas e transparentes, perfeita para snorkeling, stand up paddle e até mergulho livre oferecido pelas empresas a beira mar. Poderá ver peixes, tartarugas, cavalos marinhos, ouriços, anêmonas e siris. Se quiser pode fazer a trilha da Sepultura até a Ponta da Garoupa passando pela piscininha natural. Do outro lado, e um pouco mais ao sul você encontra a Retiro dos Padres, uma praia com mais ondas e faixa de areia um pouco maior.

– Praia da Conceição e Mirante

Mais uma bela praia de Bombinhas, a Praia da Conceição é pequenininha e calma. Aqui sai a estrada para a praia da Tainha e também o caminho para o Mirante ECO 360°. Subida muito íngreme! Do Mirante você avista a enseada de Zimbros, Canto Grande, Mariscal e o Morro do Macaco. Se tiver sorte e o céu estiver limpo, poderá avistar o norte da ilha de Florianópolis.

GALERIA DE FOTOS

Fontes:

http://turismo.sc.gov.br/

https://www.temporadalivre.com/

https://www.viagensecaminhos.com/

https://www.feriasbrasil.com.br/

https://apureguria.com/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List