Skate Em São Carlos

26 de setembro de 2021 / 63 / A Fly
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto https://cemporcentoskate.com.br/

Foto https://cemporcentoskate.com.br/

PROJETO SKATE CIDADÃO: SÃO CARLOS 8

O Projeto Skate Cidadão surgiu no início de 2017 na cidade de São Carlos, interior de São Paulo e, tem utilizado o skate como ferramenta de inclusão social, ajudando assim crianças e adolescentes a se inserirem na sociedade através do esporte.

O Projeto Skate Cidadão atua na Praça Ceu’s das Artes Emílio Manzano no Bairro São Carlos VIII, um bairro com uma vulnerabilidade social bem marcante e, tem como objetivo principal tirar as crianças e adolescentes da rua.
Começamos apenas com dois skates, e uns quatro capacetes para atender uns 15 alunos. Depois os skatistas da cidade começaram a nos doar peças e shapes usados para nos ajudar a atender as crianças. Em 2018 recebemos a nossa primeira doação de dez skates novos. A partir daí, o Projeto teve um novo ânimo.

O Projeto Skate Cidadão conta com cerca de 170 alunos de segunda a sexta-feira, nos dois períodos (manhã e tarde). O nosso trabalho é desenvolvido através da diversão. Nós acreditamos que temos que estar felizes em cima do “carrinho” para que as manobras aconteçam de forma natural.

Ver a alegria dos nossos alunos ao aprenderem manobras novas, ensinarem aos outros as manobras que eles já sabem não tem preço e isso começa a se tornar um ciclo, um vai ajudando o outro. Temos tentado quebrar o preconceito na nossa cidade acerca do skate. Temos mostrado que o skate é diferente, que o skate é união, que os skatistas são uma família. Que os skatistas se ajudam entre si.

 

Camiseta do Projeto Skate Cidadão São Carlos 8

Camiseta do Projeto Skate Cidadão São Carlos 8

Mas o Projeto Skate Cidadão não é só skate. Para nós a educação e a cultura também desempenham um papel muito importante. Para quem vive na periferia, a escola não é tão importante assim, é uma questão cultural. E o Projeto tenta mostrar para os nossos alunos a importância de estudar e ser um cidadão do bem. Muitos deles podem não vir a ser skatistas profissionais, mas podem se tornar jornalistas no mundo do skate, podem se tornar fotógrafos, por isso a importância da escola.

Em termos culturais, tentamos sempre que possível juntar o skate com as batalhas de rimas, com o grafitti, oficinas de manutenção de skates, de filmagens. Tentamos apoiar os artistas locais. Por exemplo, estamos filmando uma vídeo parte com 03 de nossos alunos, aí fizemos a proposta para uns amigos que estão atuando na cena musical da nossa cidade, para que eles criassem uma musica para cada um dos atletas. Está saindo um trabalho bem legal.

Um dos marcos importantes para o Projeto, foi quando um aluno foi Campeão Paulista Skate Street na categoria iniciante. Não que o nosso foco seja a competição, mas é um ambiente que estimula a sociabilização das crianças e adolescentes, onde eles conhecem outros skatistas, trocam ideias e, podem enxergar um futuro diferente. Nos campeonatos em que participaram eles ganharam a consciência que eles também são capazes e que podem mudar o rumo das suas vidas. Esse nosso aluno que ganhou o circuito paulista, o Victor Lopes, conseguiu o patrocínio da Narina.

O Gilberto Andrade (Giba) viu nele um novo perfil de atleta e deu a oportunidade de ele entrar no team. E esse acontecimento foi muito importante para o Projeto, porque foi a oportunidade de realizar o sonho de um menino que vive no interior do estado, em que as perspectivas de crescer no mundo do skate mais difíceis.
Agora com a nova realidade mundial, o Projeto Skate Cidadão retomou as suas atividades em Agosto, onde passou a atender dez crianças de manhã e dez crianças a tarde. Sempre seguindo todos os protocolos de segurança.

Fonte – https://cemporcentoskate.com.br/fiksperto/projeto-skate-cidadao-sao-carlos/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List