Transporte de Pet

18 de setembro de 2021 / 100 / Dicas de Direção
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto – Pexels / Charles Roth

FOTO 1 – Foto – Pexels / Charles Roth

REGRAS E DICAS PARA TRANSPORTAR O SEU PET COM SEGURANÇA

Foi-se o tempo em que pets eram vistos apenas como companheiros de estimação. O fato é que eles são verdadeiros membros da família. Por isso, é cada vez mais comum sair com eles para lugares pet-friendly. A seguir, vamos aprender como fazer o transporte de cães no carro em segurança. Para isso, separamos algumas dicas!

LEGISLAÇÃO: ; QUE DIZ A LEI SOBRE O TRANSPORTE DE CÃES EM AUTOMÓVEIS

Garantir a segurança do cão e das pessoas dentro e fora do veículo é o principal objetivo. No entanto, se você não quiser pagar multas e perder pontos na carteira, é importante ficar atento também ao que diz a legislação sobre o transporte de cachorro e outros pets.  O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe o transporte de animais em veículos de passeio. Porém, embora não apresente uma lei para transporte de cachorro, é bastante claro em relação a alguns cuidados que devem ser tomados. Separamos 3 artigos do CTB que dizem respeito ao transporte de animais.

Art. 252

O que diz a lei: de acordo com o inciso II, considera-se infração média, com penalidade por multa e perda de pontos na carteira, dirigir o veículo “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas”. O que ela significa: o motorista não pode, em hipótese alguma, carregar o pet no colo, segurá-lo pelo braço ou deixá-lo entre as pernas enquanto dirige. Caso não esteja acompanhado dentro do carro, o motorista deverá deixar o pet preferencialmente no banco traseiro ou na caixa de transporte para cães.

Art. 235

O que diz a lei: considera-se infração grave, com penalidade por multa, perda de pontos na carteira e retenção de veículo para transbordo, “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo quando devidamente autorizado”. O que ela significa: não é permitido levar o cachorro na caçamba de pick-ups, caminhonetes, etc. Também é proibido deixar o cachorro com a cabeça ou qualquer outra parte do corpo para fora do veículo enquanto o carro estiver em trânsito. 

Art. 169

O que diz a lei: considera-se infração leve com penalidade por multa e perda de pontos na carteira “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. O que ela significa: o transporte de animais nunca deve atrapalhar ou tirar a atenção do motorista. Por isso, o melhor é deixar o pet preso e em posição segura.

Foto – petguide.com

Foto – petguide.com

3 DICAS PARA TRANSPORTAR CÃES DE FORMA SEGURA

Agora que você já sabe o que diz a legislação sobre o transporte de cães em veículos de passeio, é hora de conferir também as principais recomendações de um especialista. A Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz São Vicente, vai explicar sobre como levar seu amigo com você em segurança.

1- PREFIRA MANTER OPET PRESO

Mesmo que tenha alguém no carro para segurar o pet no colo, é mais seguro para todos que ele fique preso. A escolha do acessório ideal vai depender do porte do cachorro. Para os pequenos, a caixa para transporte de cães e as cadeirinhas são as mais recomendadas. Já para os cachorros de médio e grande porte, utilize guias que se acoplam ao cinto de segurança.

2- NUNCA DEIXE O PET COM A CABEÇA PARA FORA

A legislação já proíbe a prática, mas saiba que, do ponto de vista veterinário, ela também não é nem um pouco recomendada. “É muito arriscado entrarem ciscos ou mesmo insetos no olho do cachorro”, alerta a Dra. Juliana. Lembrando que a velocidade de colisão nesses casos corresponde à velocidade do veículo. “O vento também causa ressecamento ocular e pode levar à úlcera de córnea”, completa a especialista.

3 – FIQUE ATENTO À TEMPERATURA DO VEÍCULO

Está com calor dentro do carro? Nesse caso, é certeza que o pet está ainda mais aflito! Além de possuírem pelos, os cães têm uma temperatura basal mais alta. Sem contar que costumam ficar agitados quando vão sair, o que aumenta ainda mais sua temperatura corporal. 

Para evitar que tenham golpes de calor, procure refrescar o carro antes de entrar com o cachorro. Mantenha as janelas abertas para a entrada de vento ou ligue o ar-condicionado. Lembrando que o filtro do ar deve estar limpo para evitar alergias e problemas respiratórios.

Fonte – https://www.petz.com.br/blog/bem-estar/transporte-de-caes/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List