Turismo / Eldorado

10 de abril de 2022 / 73 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Eldorado. Caverna do Diabo. Foto - mochilaopenaestrada.com.br

Eldorado. Caverna do Diabo. Foto – mochilaopenaestrada.com.br

NO VALE DO RIBEIRA, EM ELDORADO VOCÊ VAI CONHECER A CAVERNA DO DIABO, UMA DAS MAIS BELAS DO MUNDO.

Localiza no sul do estado de São Paulo, no Vale do Ribeira, Eldorado fica a 466 km de São Carlos, com o tempo estimado de viagem de aproximadamente 5 h. Pela Rod. Régis Bittencourt, no o km 446 saia em Jacupiranga e pegue Rodovia José Edgard Carneiro dos Santos (SP 193) até Eldorado.

Apelidada de “Amazônia Paulista” e reconhecida pela Unesco como “Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial” desde fevereiro de 1993. Eldorado é o 4º maior município paulista em território, sendo 70% de sua área cobertas por mata atlântica muito bem conservada.

Com seu relevo montanhoso e com vales profundos, você vai encontrar belezas naturais como a Caverna do Diabo e a Cachoeira de Meu Deus, além de pequenos córregos e ribeirões de águas cristalinas e quedas d’ água de grande beleza. Ideal para o Ecoturismo e Turismo de Aventura, sendo obrigatório fazer os passeios sempre acompanhados por um guia.

Entre os principais pontos de visitação em Eldorado estão:

CAVERNA DO DIABO

Com 700 metros permitidos a visitação, a Caverna do Diabo é considerada uma das mais belas do mundo, possui imensos salões que lembram imponentes igrejas de estilo barroco, é um passeio que agrada a todas as idades, com iluminação artificial, escadas, passarelas e pontes em seu interior, seguindo o seu relevo natural.

O Parque Caverna do Diabo, criado em 1969 é a segunda maior unidade de Conservação do estado, onde existe um grande número de espécies animais e vegetais, com vária delas ameaçados de extinção, como o mono carvoeiro, a lontra, a jaguatirica, papagaio de cara roxa, jacu e também espécies vegetais características da Mata Atlântica como o palmito juçara, planta que está cada vez mais escassa.

Eldorado. Cachoeira Queda de Meu Deus. Foto - mochilaopenaestrada.com.br

Eldorado. Cachoeira Queda de Meu Deus. Foto – mochilaopenaestrada.com.br

MIRANTE DO CRUZEIRO

Uma imponente montanha com 510 metros de altitude, que, em dias claros e sem nebulosidade é possível avistar o mar que fica a 58km de distância, a cidade de Eldorado, além de outras cidades do Vale e o belo e sinuoso curso do rio Ribeira.

Para se chegar ao topo, é preciso percorrer uma trilha de 1,5 km, com trechos entre média e forte inclinação. O topo quase sem vegetação, facilita a visualização da paisagem.

TRILHA DO LAMARCA

O passeio de aproximadamente 6hs, passa pelas cachoeiras Santa Isabel, com cerca de 15 metros, e a cachoeira da Luz com 65 metros de altura, em um paredão de rocha de Mata Atlântica preservada, é um dos cenários mais belos de Eldorado.

A trilha passa por várias piscinas naturais e outras cachoeiras, em alguns locais é possível a prática do bóia-cross, com um percurso de aproximadamente 2,5 km de rio, além um tobo-água natural de 10 metros.

CACHOEIRA QUEDA DO MEU DEUS

Um das mais bonitas do estado de São Paulo, tem uma queda de 53 metros e a sua nascente fica numa área fechada, que atravessa quatro quilômetros no interior da Caverna do Diabo.

O acesso principal é feito por uma caminhada de dificuldade média de uma hora, passando por piscinas naturais de água cristalina e três quedas menores. Outro acesso é por uma trilha do Vale das Ostras de 5 horas, passando por mais 11 quedas, sendo obrigatório estar acompanhado de um monitor.

Eldorado. Mirante do Cruzeiro. Foto - mochilaopenaestrada.com.br

Eldorado. Mirante do Cruzeiro. Foto – mochilaopenaestrada.com.br

PARQUE SALTO DA USINA

É onde existiu uma das primeiras hidrelétricas do Estado de São Paulo, sendo o ribeirão Xiririca o principal atrativo do parque, com água cristalina, corredeiras, pequenas quedas e piscinas naturais. O local, conta com uma infraestrutura de lanchonete, sanitários com chuveiros, quiosques equipados com churrasqueiras, água potável encanada e energia elétrica, quadra de futebol de areia, lago, trilhas pela mata, ponte pênsil de madeira e estacionamento.

CIRCUITO QUILOMBO

Existe no município de Eldorado vários grupos remanescentes de quilombos. No Circuito você vai conhecer a organização das comunidades de Ivaporunduva, André Lopes, São Pedro e Pedro Cubas entre outras. Diversas cachoeiras, entre elas as quedas de Meu Deus e Sapatu, percorrer trilhas, acompanhar o preparo de comidas típicas e aprender sobre o patrimônio histórico-cultural atual com os contadores de história.

Fontes

https://www.eldorado.sp.gov.br/

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/SP/76/eldorado

https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=300555

https://www.mochilaopenaestrada.com.br/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List