Turismo / Socorro SP

7 de novembro de 2021 / 25 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto –socorro.tur.br/

Foto –socorro.tur.br/

Socorro fica a 196 km de São Carlos. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 2 h 26 min.

As principais atividade econômicas de Socorro são o turismo, comércio e serviços e agricultura. Além de poder comprar nas próprias fabricas, a cidade oferece uma feira permanente de malhas, tricô e artesanato.
O turista tem varias opções para comprar, ganhando em matéria de qualidade e economizando no preço.

Tendo em vista a característica econômica do município, aliada à grande riqueza natural, além do turismo convencional, e do turismo rural, o turismo de lazer c/ várias modalidades de esportes radicais tais como: rafting, bóia-cross, canyoning, trilhas, mountain biking, trilhas de jeep, asa delta, trike, etc, como uma grande opção do município.

A cidade é conhecida como “Cidade da Aventura” e foi um dos primeiros destinos brasileiros a conseguir certificação internacional para explorar atividades esportivas.

O QUE FAZER EM SOCORRO

VISITA AO CENTRO HISTÓRICO

Com diversos pontos turísticos, caminhar pelas construções do Centro Histórico de Socorro é uma oportunidade imperdível de passeio cultural. Podendo ser conhecido facilmente a pé, reúne casinhas charmosas e atrações que são cartão-postal da cidade como: a Praça da Matriz de Socorro, a Igreja N. S. do Perpétuo Socorro e o Palácio das Águias .

FAZER COMPRAS EM SOCORRO

Engana-se quem pensa que a cidade é definida apenas pelo turismo de aventura. As compras em Socorro simbolizam uma das principais e mais antigas atividades econômicas do destino, com mais de 400 lojas espalhadas pela cidade.. É um dos maiores polos fabricantes do Estado de São Paulo.  Os preços de fábrica costumam ser bem vantajosos.

Uma curiosidade é que a feira funcionava originalmente no centro, cresceu e foi transferida para a Av. Deputado Antônio Silvio Cunha Bueno, no. 3320 onde permanece até hoje. Em 2018, o lugar foi reformado e hoje conta um espaço bem amplo e moderno. Logo em frente, no Horto Municipal, também dá para encontrar uma feira de artesanato nos finais de semana.

Foto – emalgumlugardomundo.com.br / Rosanetur / Flickr

Foto – emalgumlugardomundo.com.br / Rosanetur / Flickr

TURISMO RURAL

Uma viagem completa com o melhor do que tem para se fazer em Socorro não pode deixar de incluir as atrações de turismo rural do destino. Os passeios sempre contam com delícias típicas da região, de confecção artesanal. A cultura caipira é predominante nas atrações, de clima tranquilo e ideais para serem curtidas sem pressa nas cervejarias, pesqueiros, cachaçarias e fazendas! 

Entre as melhores atrações de turismo rural em Socorro: o Alambique Pioneira, Cachaçaria Santo Mé, Fazenda 7 Senhoras, Propriedade Rural Sabores do Currupira e o Pesqueiro e Centro de Lazer Pitauá 

MIRANTES PARA CURTIR A SERRA DA MANTIQUEIRA

A cidade fica aos pés da Serra da Mantiqueira. Não fica no coração da Serra da Mantiqueira, portanto aquele friozinho de montanha não é tão rigoroso.

O Mirante da Pedra da Bela Vista é o ponto mais alto de Socorro, com 1.250 metros de altitude, uma espetacular formação rochosa. No lugar, também é possível fazer um rapel de 98 metros nessa pedra.O lugar possui ótima infraestrutura, com estacionamento, restaurante e alguns bancos de pedra para sentar e ficar apreciando o pôr do sol. Nos sábados e domingos, o lugar ainda conta com música ao vivo. 

Mirante do Cristo é outra opção de mirante com acesso ainda mais fácil a partir do centro de Socorro, o visual também é incrível, com a vantagem de ficar mais próximo do centro. É o melhor visual para conferir o centro de Socorro de cima. 

O Pico da Cascavel é outro visual incrível para as montanhas e também para a cidade de Socorro. O acesso é mais difícil, com uma estradinha não asfaltada com trechos bem íngremes, mas que se consegue chegar em carro de passeio (sem chuvas). O grande atrativo do lugar é voo livre, e existem algumas empresas que operam o voo de parapente a partir desse pico.

Foto –socorro.tur.br/

Foto –socorro.tur.br/

OS PARQUES E A NATURESA DE SOCORRO

A Trilha das Cachoeiras é fácil, com alguns trechos onde é preciso caminhar próximo do leito do riacho, A primeira das quedas do percurso é a Cachoeira da Prainha. É a mais tranquila para entrar e se banhar, pois tem um poço bem grande e rasinho, com uma pequena queda d’água. Depois de caminhar pelas margens do riacho e atravessar um trecho com bambus gigantes, chegamos na Cachoeira da Toca, belíssima.

Parque dos Sonhos é uma parada obrigatória para a viagem por Socorro. Dividindo espaço com um hotel fazenda completíssimo, é perfeito para garantir a diversão durante um dia inteiro. Entre as opções do que fazer, você irá encontrar tirolesas, arvorismo, cavalgada, rapel, pedalinho, trilhas, passeios de quadriciclo, pescaria, cachoeira,

Em um trecho de corredeiras do Rio do Peixe, o Parque de Aventuras Monjolinho oferece mais de 10 atividades de aventura em terra, água e ar. 

Um de seus diferenciais está nos passeios que podem ser feitos com pets, como rafting, stand up paddle e trilhas que dão acesso a corredeiras.  

Formada por galerias que ocupam uma área de 3000 m², a Gruta do Anjo é um dos mais bonitos e peculiares pontos turísticos de Socorro. s galerias possuem trechos que podem ser acessados a pé, e outros que só são visitados com pedalinhos que ficam disponíveis para os turistas no local. Com luzes de LED iluminando os caminhos, há áreas sem nenhuma incidência de luz solar. Mas, mesmo assim, as fotos costumam sair muito boas! 

Se você é daqueles que curte passeios de aventura com toques de desafio, a caverna Quebra Corpo é a atração certa!  Localizada na área rural da cidade, possui 450 metros de extensão e é considerada uma das maiores de granito do país. Catalogada no Cadastro Nacional de Cavernas desde 2007, é classificada com um alto grau de dificuldade, assim como a trilha que deve ser feita até a sua entrada, que exige acompanhamento de guias. 

O ponto máximo do passeio está em passar pelas grutas interiores da caverna, com destaque para o Salão dos Morcegos, conhecido por reunir até 1500 dos animais em alguns dias.  A trilha também é super interessante, passando por matas nativas e densas, e um ribeirão que chega até o interior da caverna.

TURISMO DE AVENTURA: RIOS, CACHOEIRAS E PASSEIOS DE QUADRICICLO

O Rio do Peixe corta a cidade de Socorro e concentra boa parte das atividades turísticas do turismo de aventura. Boa parte delas está concentrada no Circuito Turístico do Rio do Peixe.  O rafting é uma das atividades mais famosas para quem pensa em turismo de aventura. Em Socorro, ele é oferecido por diversas empresas, como a Mundaka Aventura, a Rios de Aventura e o Parque Aui Mauê. 

Foto –socorro.tur.br/

Foto –socorro.tur.br/

Kango Jango Parque de Aventuras é um dos mais completos na estrutura turística e de lazer. Com atividades para todas as idades e serviços de boa qualidade, é uma ótima opção do que fazer em Socorro durante o dia.  A infraestrutura oferece rafting, tirolesa, arvorismo, piscinas, playground, trilhas, bar molhado, restaurantes e até mesmo chalés para hospedagem, com acomodação para até 14 pessoas. 

A Mundaka Aventura é uma empresa que opera dentro do Parque do Monjolinho. Entre as opções de passeio oferecidos, arvorismo, cavalgada, stand up paddle e a tirolesa são apenas algumas delas.

A empresa Rios de Aventura, que embora seja especializada em rafting, também opera passeios de quadriciclo, que é feito com orientação completa para que o motorista se sinta mais seguro e também para que o instrutor avalie o grau de preparo do motorista. 

Fontes:

socorro.tur.br

www.socorro.sp.gov.br

www.rotamapas.com.br

www.viagenscinematograficas.com.br

emalgumlugardomundo.com.br

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List