10 dicas para arrumar a bagagem no carro, antes de viajar

18 de dezembro de 2021 / 34 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto – Pexels / Rodnae Productions

Foto – Pexels / Rodnae Productions

Vai viajar? Veja como otimizar e aproveitar o espaço disponível da melhor maneira no seu carro, como acomodar seus pertences e pegar a estrada tranquilamente.

1 – CAPACIDADE DE PESSOAS E BAGAGENS

Considere a capacidade do seu carro.  O número de pessoas e bagagens não pode ser exagerado. Observe os formatos dos pertences e o espaço útil do seu porta-malas.

2 – ORGANIZANDO O PORTA MALAS

Visualize todos os objetos em conjunto, para ter uma visão mais clara por onde começar a organizar. Evite malas que geralmente são utilizadas em viagens de avião, retangulares e grandes, com rodinhas. Opte por bagagens de tamanho médio ou de mão. Malas menores são mais fáceis de acomodar e se encaixam bem.

O tamanho do porta-malas e das malas variam bastante, por isso não há uma regra geral para a disposição. Pense sempre que as malas são peças que precisam ser encaixadas nos espaços que sobrarem, aproveite todas as frestas. Na hora de organizar, coloque primeiro as bagagens maiores e retangulares no centro do porta-malas e vá encaixando os objetos menores ao redor.

3 – O QUE VAI POR BAIXO?

Malas e objetos de materiais mais duros e resistentes dão uma melhor sustentação na arrumação e os objetos de cima ou mais frágeis estarão mais protegidos.

4 – PESO

O excesso de bagagem pode fazer com que a capacidade de fazer manobras e a frenagem fiquem comprometidas!

Com muita carga, o funcionamento do volante também deve sofrer mudanças. O potencial de aceleração, frenagem e contorno de curvas é reduzido drasticamente, requerendo maior planejamento nas manobras de ultrapassagem e atenção triplicada nas descidas de serra. Cuidado com o peso dos seus pertences!

Para o próprio bem da suspensão do veículo existe a necessidade de distribuir o peso de forma igual e uniforme. Por exemplo, duas caixas pesadas não devem estar em cima da outra, mas ao lado. Procure dividir ao máximo essa questão, para não comprometer a segurança da viagem.

Objetos pesados e malas grandes precisam ficar nas profundezas do porta-malas. Para a estabilidade se manter de forma constante opte por alocar os bens na parte superior do eixo de trás.

5 – ALIMENTOS E BEBIDAS SEMPRE ACESSÍVEIS

Se durante o percurso der fome ou sede, esses itens devem estar a mão, por isso o lugar deles não é no porta-malas. Mas para evitar que eles fiquem soltos ou estraguem é sempre bom que estejam acondicionados em um bolsa térmica ou isopor.

Foto – Pexels / Dids

Foto – Pexels / Dids

6 – NÃO DEIXE OBJETOS SOLTOS

Deixar objetos soltos no veículo pode provocar acidentes durante o percurso. Em casos de colisões eles podem voar e causar ainda mais danos. Por isso sempre prefira colocar tudo o que der dentro do porta-malas e garanta uma viagem mais segura.

7 – OBJETOS FRÁGEIS

Objetos que podem quebrar facilmente ou sofrer algum tipo de dano não devem estar no porta malas e sim na cabine. É preciso que eles estejam em um local seguro, sem atrapalha a visão e sem ficar “andando” pelo interior do veículo. Se for preciso prenda eles com redes ou embrulhe em edredom para que fique seguros e não atrapalhem a viagem.

Em cima da tampa não deve ser colocado nenhum tipo de objeto. Tenha em mente que com uma freada brusca o item pode ser lançado de forma direta na cabeça dos passageiros.

8 – CUIDADO COM A VISIBILIDADE

Não se pode ignorar o fato de que motoristas que não possuem visibilidade completa da pista correm maior risco de sofrerem colisões. Quem frequenta estrada de forma frequente com certeza já deve ter visualizados carros que estão estocados com itens que ofuscam a visão do vidro traseiro. Por consequência existem apenas os espelhos retrovisores como base para enxergar o trânsito de forma traseiro. Fato nada seguro para seguir no trânsito de acordo com a regra dos dois segundos entre veículos da frente e de trás.

9 – BAGAGEM NO TETO

Outro ponto a se considerar com cuidado em termos de itens no teto está no fato de jamais exceder o peso limite que pode ser encontrado no manual dos proprietários. Jamais coloque nada na parte superior do veículo se não existe acessório para fazer esse tipo de procedimento.

Não se esqueça de comprar rack correto, que tenha o selo de qualidade do INMETRO que nos dias de hoje representa o maior órgão de testes qualitativos. Do contrário, tenha o risco de observar as malas voando e escapando do teto para a rua.

Bagagens muito altas no teto do carro altera o centro de gravidade do veículo, comprometem a dirigibilidade e podendo causar capotamento.

Foto – Pexels / Ivan Samkov

Foto – Pexels / Ivan Samkov

10 – LEVANDO O SEU PET

Ao levar seu pet em um automóvel é importante estar atento a vários detalhes. A segurança de todos é o ponto em questão. O bem-estar do animalzinho também deve ser levado em conta. É preciso garantir que o seu pet tenha os devidos cuidados durante uma viagem de carro.

Você tem um Pet e quer mais informações? Temos uma material aqui no blog com dicas de como transportar seu Pet com segurança: https://flyauto.com.br/viajar-com-os-pets/

ALGUNS POTA MALAS DE CARROS DO MERCADO NACIONAL

SUVS

Peugeot 3008 – 780 litros

Mitsubishi Outlander – 715 litros

Volkswagen Tiguan AllSpace – 5 lugares – 710 litros

Mitsubishi Pajero Full e Subaru Outback – 690 litros

SEDÃS

Chevrolet Cobalt – 563 litros

Toyota Etios Sedã – 562 litros

Honda City – 536 litros

Fiat Cronos – 525 litros

Volkswagen Virtus – 521 litros

Fiat Grand Siena – 520 litros

Renault Logan – 510 litros

Chevrolet Prisma – 500 litros

Volkswagen Voyage – 480 litros

Nissan Versa – 460 litros

Hyundai HB20S – 450 litros

HATCHES COMPACTOS

Renault Sandero – 320 litros

Hyundai HB20 – 300 litros

Fiat Argo – 300 litros

Volkswagen Polo – 300 litros

Fiat Uno – 290 litros

Renault Kwid – 290 litros

Chevrolet Onix – 289 litros

Volkswagen Gol – 285 litros

Volkswagen Up! – 285 litros

Fiat Palio – 280 litros

Fontes

https://www.fenasbac.com.br/revista-fenasbac/

https://autos.culturamix.com/

https://www.automaistv.com.br/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List