A aquaplanagem: como evitar e reagir a ela?

15 de janeiro de 2022 / 301 / Dicas de Direção
Facebook It
Tweet It
Pinterest It

Conduzir em dias chuvosos exige mais dos motoristas para manter a segurança nas vias e driblar possíveis situações de perigo, como a aquaplanagem.

Em dias assim, a visibilidade fica comprometida e existe uma menor aderência do carro no solo, o que deve ser motivo de atenção para todos. Afinal, evitar acidentes exige cuidados é uma questão de direção defensiva.

Mas, quais são as ações que você pode tomar para evitar a aquaplanagem e reagir bem a ela?

Confira as dicas a seguir para dirigir com mais segurança e manter o controle do seu veículo, mesmo com água na pista.

PARA INÍCIO DE CONVERSA, O QUE É AQUAPLANAGEM?

A aquaplanagem é um fenômeno físico, que acontece quando o carro perde o contato com o solo, por conta de uma camada de água que fica debaixo do pneu. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, deixando o motorista vulnerável e sem controle do veículo.

Dois fatores costumam colaborar para que isso aconteça. O primeiro deles é a espessura da água e o segundo a velocidade do veículo. Portanto, evitar acidentes e reagir corretamente a aquaplanagem depende principalmente da nossa conduta ao volante.

DICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA EM DIAS DE CHUVA

Como você pode ver, a aquaplanagem é extremamente perigosa. Em especial, quando ela acontece nas quatro rodas, onde é possível perder totalmente o controle do veículo.

A boa notícia é que é possível se precaver a ela e ainda, minimizar os transtornos da aquaplanagem, caso isso venha acontecer com você.

O QUE FAZER PARA EVITAR A AQUAPLANAGEM?

É normal que em dias de chuva a preocupação com acidentes aumente. Afinal, quando existe água na pista basta um descuido sequer para que o nosso carro colida com outro veículo. Ou ainda, soframos alguns danos ou corramos o risco de gerar algum atropelamento.

Por isso, a primeira coisa que temos de ter em mente é de que devemos dirigir em velocidade reduzida, sempre respeitando os limites impostos na via. Isso porque, quanto maior a velocidade do veículo e mais profunda for a lâmina d’água maior é o risco de aquaplanagem.

Fora isso, manter os pneus em bom estado de conservação, calibrados corretamente e fazer o rodízio deles a cada 5km são mais algumas das ações que precisam estar em dia.

E SE MESMO COM TODOS OS CUIDADOS ELA ACONTECER COM VOCÊ?

Caso a aquaplanagem ocorra é importante que você mantenha a calma e esteja preparado para tomar a atitude correta!

Em primeiro lugar, reduza a velocidade e assim que sentir que o carro já não está mais no seu controle, tire o pé do acelerador. É importante frisar que, em caso de aquaplanagem você jamais deve acionar o freio bruscamente. Se o veículo possuir sistema de ABS os efeitos de uma frenagem brusca serão minimizados. Tecnologias como essa, assim como pneus mais adequados, são bons ajudadores quando a intenção é aumentar a segurança no trânsito.

Ainda assim, mantenha as mãos firmes no volante e não faça movimentos bruscos, para o seu carro não girar. Depois disso, permaneça assim por alguns instantes e ao perceber que os pneus voltaram a ter contato com a pista retome a condução normal.

Fonte – https://icetran.com.br/blog/aquaplanagem-como-evitar-e-reagir-a-ela/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List