Carros Híbridos

27 de agosto de 2021 / 71 / Dicas de mecânica
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Crédito Ford

Crédito Ford

O QUE SÃO CARROS HÍBRIDOS E COMO FUNCIONAM?

Os carros híbridos são um meio-termo entre consciência ambiental e praticidade. Conheça mais sobre os carros híbridos e como eles funcionam!

Os carros híbridos são uma alternativa viável para quem deseja ser mais sustentável, mas ainda não pode se dar ao luxo de ter um carro elétrico; isso porque eles têm dois motores: um que funciona com combustível comum e outro por eletricidade.

Os modelos de carros híbridos gastam muito menos gasolina e não dependem de tomadas para funcionar, unindo o melhor dos dois mundos.

TIPOS DE CARROS HÍBRIDOS

É importante observar que existem vários tipos de carros híbridos, que se diferenciam pela forma como utilizam cada motor. O sistema mais comum é o híbrido misto, no qual a central eletrônica faz cálculos o tempo todo para decidir qual fonte de energia deve ser usada em cada momento. Geralmente, é possível rodar na cidade apenas com o motor elétrico, gastando muito pouco ou nenhum combustível. Quando o carro híbrido acelera ou a bateria acaba, o motor a combustão é acionado.

Já nos carros híbridos com sistema paralelo, os dois motores estão sempre ativos. Normalmente, o motor a combustão atua no eixo traseiro e o elétrico, no dianteiro. Alguns modelos, como o BMW i8, tem até dois motores elétricos no eixo frontal. Essa solução também gera economia de combustível, afinal a fonte de energia a combustão é menos exigida. Além disso, o sistema paralelo é mais simples e necessita de baterias menores.

Por fim, há os carros híbridos em série. Nesse sistema, o motor a combustão é utilizado apenas para carregar as baterias. Essas, por sua vez, alimentam o motor elétrico que movimenta o carro de fato. Essa solução é a que mais se aproxima dos carros totalmente elétricos, porém ainda com a praticidade do motor a combustão para aumentar sua autonomia.

DIFERENÇA ENTRE CARROS HÍBRIDOS CONVENCIONAIS E MODELOS PLUG-IN

Os carros híbridos também podem recarregar sua bateria de outras duas formas. Nos modelos mais simples e baratos, isso acontece apenas pela energia das frenagens e pelo motor a combustão, porém carros híbridos mais modernos e luxuosos permitem carregar as baterias na tomada, como em um carro 100% elétrico, nos chamados híbridos plug-in.

Recentemente surgiu um novo tipo de carro híbrido: mild hybrid ou híbrido leve, com geradores de 48 volts, bem pequenos, que dão apenas uma “forcinha” para o motor a combustão trabalhar menos e economizar combustível em algumas situações. O consumo pode ser até 10% menor.

Fonte – https://summitmobilidade.estadao.com.br/carros-autonomos/o-que-sao-carros-hibridos-e-como-funcionam/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List