Cuidados com o ar condicionado

12 de março de 2022 / 68 / Dicas de mecânica
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Cuidados com o Ar Condicionado

Cuidados com o Ar Condicionado

O USO ADEQUADO DO AR-CONDICIONADO DO CARRO NO DIA A DIA

Apesar de a limpeza do ar-condicionado ser indispensável, veja também algumas dicas para você fazer um bom uso do sistema de ar do seu carro no dia a dia, otimizando sua eficiência e vida útil. Acompanhe!

EVITE DEIXAR O AR-CONDICIONADO DESLIAGADO POR MUITO TEMPO

Esse é o primeiro ponto que deve ser observado, mas também é um dos aspectos normalmente mais esquecidos pelos donos dos veículos. Na prática, quando o ar-condicionado automotivo fica desligado por muito tempo, isso pode favorecer o acúmulo de poeira nos componentes. Para garantir a lubrificação e evitar o ressecamento das peças, ligue o ar pelo menos uma vez por semana.

O importante é fazer o ar circular pelo sistema. Dessa forma, no inverno e em locais que fazem frio constantemente, pode-se ligar o ar-condicionado veicular na temperatura quente, em vez de apenas andar com os vidros fechados.

DISSIPE O AR QUENTE DO CARRO ANTES DE LIGAR O AR-CODICIONADO

No Brasil, o maior uso do ar-condicionado é para os dias de bastante calor. Entretanto, é justamente nesses períodos que você deve tomar um cuidado extra ao fazer uso do sistema. Anote aí: o ideal é sempre dissipar o ar quente do interior do veículo antes de ligar o aparelho.

Por isso, ao entrar no carro, depois de deixá-lo estacionado sob um forte calor, abra as janelas e rode por algum tempo até amenizar a temperatura interna. Ligar o ar-condicionado contra um calor forte demais faz com que o sistema trabalhe mais intensamente, forçando os componentes e comprometendo sua vida útil.

CUIDADO AO USAR O BOTÃO DE RECIRCULAÇÃO

O botão de recirculação do ar-condicionado veicular proporciona um resfriamento mais rápido, mas é importante não usá-lo de maneira habitual, visto que pode ocorrer sobrecarga do aparelho.

Além disso, pode ocorrer saturação do ar no interior do carro, uma vez que o ar não é trocado com o meio externo. Sendo assim, esse recurso não é indicado para quem vai passar muito tempo dentro do veículo, e sim quando o carro estiver rodando por áreas com grande concentração de poluição.

MANUTENÇÃO DO CHEIRINHO DE CARRO NOVO POR MAIS TEMPO

Por mais que nada substitua o serviço de um profissional especializado na higienização do ar-condicionado, isso não significa que você não possa tomar alguns cuidados por conta própria! Fazer uma higienização básica temporária é ideal para manter seu veículo sempre com aquele cheirinho de carro novo, evitando os maus odores.

Separamos um passo a passo para você fazer uma limpeza superficial no ar do seu carro. Para tanto, será preciso usar um bactericida próprio para higienização de ar-condicionado automotivo. A boa notícia? Além de ser facilmente encontrado, o produto não é caro. Essa limpeza pode ser realizada entre as revisões programadas com os especialistas. Veja só!

SEQUE OS DUTOS DE AR

De tempos em tempos, ligue o ar quente (não o ar-condicionado) e deixe o sistema funcionar na velocidade máxima por um minuto. Isso ajuda a manter os dutos de ar completamente secos. Lembrando que a umidade é uma das principais vilãs causadoras de mau cheiro.

ATIVE A CIRCULAÇÃO INTERNA

Para uma limpeza mais completa, depois de deixar o ar quente agir por um minuto, baixe a temperatura e ligue o ar-condicionado em si. Nesse momento, acione também a recirculação de ar na cabine. Isso ajudará o produto bactericida (que será adicionado em seguida) a circular por todo o interior do automóvel.

ABRA A SAIDA DE AR

Abrir as saídas de ar do painel é outra prática que ajuda o bactericida a circular pelos dutos e interior da carro. Ah, e se certifique de que todas as janelas estão fechadas!

Fonte – https://blog.rodobens.com.br

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List