Cuidados com o carro na chuva e enchentes

8 de janeiro de 2022 / 30 / Dicas de Direção
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto – Pexels / Genaro Servin

Foto – Pexels / Genaro Servin

COM AS CHUVAS DE VERÃO, TOME CUIDADO PARA QUE A ÁGUA NÃO ESTRAGUE SEU CARRO

Verão é época de muitas chuvas, causadas pelo forte calor. Pode ser aquela chuva rápida ou uma tempestade longa, mas irá acontecer até março. Para encarar tanta água, o ideal é que seu carro esteja com a manutenção em dia, evitando que as chuvas atrapalhem o motorista e causem algum acidente. Confira seis dicas de manutenção preventiva para o seu carro nesta época de chuvas:

TROQUE OS LIMPADORES

Muita gente acha que, por ficar um tempo sem usar o limpador, ele vai continuar em boas condições. Não é bem assim. Ele gasta também parado, com a borracha sendo consumida com a alta temperatura do para-brisa no calor, o acúmulo de sujeira e o ressecamento. Faça um teste. Jogue água e ligue os limpadores. Se ficar embaçado, deixar riscos de borracha e fizer um som de que está raspando no vidro, é porque está na hora de trocar.

LÂMPADAS FUNCIONANDO

Chuva causa uma diminuição da iluminação, seja pelas nuvens escuras no céu ou por ser uma tempestade que acaba com a visibilidade. Se a chuva apertar o suficiente para acabar com toda a visão, as luzes vão evitar colisões. Verifique não só as lâmpadas dos faróis, como também das lanternas, setas e, se tiver, faróis e lanternas de neblina.

NADA DE PNEU CARECA

Quem já guiou um carro em chuva forte sabe como ele escorrega por causa da aquaplanagem. Se o pneu estiver careca, ou seja, sem os sulcos, as chances de perder contato com o chão é maior. Troque os pneus caso as ranhuras esteja muito rasas e, caso não estejam tão gastos, considere fazer o rodízio entre os pneus.

FREIOS EM DIA

Todo o sistema de freios deve ser verificado antes de viajar, ainda mais se estiver fazendo barulhos ao frear ou apresentar uma lentidão para reduzir a velocidade. Fique de olho em todo o conjunto, como discos, cilindros, fluídos e pastilhas.

VENTILAÇÃO LIMPA

Basta chover para que os vidros comecem a embaçar, por culpa da diferença de temperatura externa e interna. O sistema de ventilação ajuda a resolver esse problema, principalmente com o uso de desembaçador. Garanta que ele esteja funcionando corretamente, com as entradas de ar limpas. Caso tenha ar-condicionado, faça também a limpeza do mesmo.

ALAGOU?

Essa época de chuvas é quando as cidades sofrem com alagamentos. O ideal é não atravessar a água, para não correr nenhum risco. Se não tiver jeito e a água não estiver tão alta, coloque o carro em movimento devagar (1ª marcha nos manuais ou na posição L dos automáticos) e mantenha a aceleração constante em 2.500 rpm. Trocar de marcha vai gerar um pequeno vácuo e a água irá entrar pelo escapamento – ou seja, não faça isso na travessia.

Nunca atravesse perto de outro carro ou se tiver um outro veículo vindo pela contramão, pois a onda gerada pelo outro veículo pode te atingir. Se o carro parar, não tente religar o motor, pois a água entrou nele e irá causar um calço hidráulico, estragando o motor. Tente sair do veículo e chame um guincho.

Fonte – https://motor1.uol.com.br/news/229503/carro-na-chuva-6-cuidados-com-o-veiculo/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List