Dica de Mecânica – Ruído do Freio

9 de outubro de 2021 / 48 / Dicas de mecânica
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto / grandprixtimes.com

Foto / grandprixtimes.com

O QUE PODE ESTAR CAUSANDO O RUÍDO NO MEU FREIO?

Às vezes, você pode ouvir o som inconfundível de seus freios rangendo – aquele gemido metálico fora de tom enquanto eles reclamam do que estão fazendo.

O som dos freios rangendo é uma das coisas mais alarmantes que você pode ouvir vindo de seu carro – não há dúvida sobre isso. Freqüentemente, esse som pode ser relativamente inofensivo, mas às vezes você pode ter um problema potencialmente perigoso em suas mãos.

De qualquer forma, quando se trata de freios, é melhor ter certeza – melhor prevenir do que remediar. Se seus freios fizerem barulho, pare suavemente em uma área segura.

Vamos dividir as possíveis causas nas instâncias em que elas acontecem: ao frear, ao soltar o pedal do freio e ao não frear.

RUÍDOS DE MOAGEM DURANTE A FRENAGEM

  •  ABS entrando em ação – O ABS (Sistema de Frenagem Antibloqueio) foi projetado para evitar que você perca a tração em frenagens pesadas, especialmente em curvas. Quando você tem que frear repentinamente, o ABS ativa e desativa os freios. Isso evita que as rodas travem e, como você viu ao aplicar o freio de mão durante uma emergência, contanto que as rodas estejam girando, você terá tração. O acionamento do ABS é completamente normal e não danificará seu carro nem os freios. Você também o sentirá pulsando um pouco no pedal. Vale a pena praticar paradas de emergência (se você tiver algum lugar onde possa praticar com segurança) para se acostumar com a sensação do ABS)
  • Acúmulo de ferrugem – Isso é especialmente provável se o seu carro ficou parado por um período razoável de tempo em uma área úmida do país. Pequenas camadas de ferrugem podem se acumular em seus discos e almofadas durante esse tempo. A ferrugem não é, por natureza, suave e, portanto, você notará um som estranho que pode ser semelhante a um rangido durante a frenagem.
  • Discos e pastilhas antigos – Como todas as partes de um carro, os discos e pastilhas do sistema de freios são perecíveis e irão desbotar com o tempo. A vida útil média esperada de um conjunto de discos e almofadas é de cerca de 20.000 milhas. Aconselhamos você a trocar seus discos e pads ao mesmo tempo. Isso ocorre porque as almofadas “encaixam” no disco, criando uma ranhura que corresponde exatamente à forma como são instaladas. Quando os discos envelhecem, você verá que os pads têm cavado muito nele ao longo dos anos. Haverá um sulco profundo e uma borda considerável na borda do disco. Espere ouvir uma espécie de som de raspagem aqui. Da mesma forma, se os pads precisarem ser trocados, eles farão um som agudo. As almofadas são feitas com uma camada de metal. Isso significa que há um aviso sonoro quando eles estão acabando e você precisa substituí-los.
  • Pastilhas e discos de freio de baixa qualidade – Isso é especialmente relevante para pastilhas de freio, embora quando você adquirir novos discos e pastilhas, você deve obter o mesmo tipo para ambos. Se você decidir gastar menos dinheiro e comprar algumas pastilhas de freio mais baratas, mas de baixa qualidade, elas podem produzir alguns ruídos estranhos enquanto você freia. É sempre uma ideia melhor conseguir alguns freios bons e de alta qualidade que durarão por muito tempo. Você provavelmente economizará dinheiro a longo prazo, pois não precisará substituí-los com frequência.
Foto / grandprixtimes.com

Foto / grandprixtimes.com

RUÍDOS DE ATRITOS AO LIBERAR O PEDAL DOS FREIOS

• Calços antigos – os calços fazem com que os calços fiquem mais uniformemente no compasso. Eles são feitos de metal fino ou borracha, e seu uso significa que os freios produzem menos ruído. Às vezes, um mecânico pode esquecer de substituí-los ou eles podem estar envelhecendo. Os calços são geralmente muito baratos, então, se você acha que esse pode ser o problema, não deve ser muito trabalhoso substituí-los. Este ruído também pode ser feito o tempo todo ou apenas durante a frenagem. Isso depende de como as almofadas estão posicionadas no compasso de calibre.

RUÍDOS DE TRITURAÇÃO O TEMPO TODO

  • Freios encaixados incorretamente – embora isso seja raro, os freios podem não ter sido instalados corretamente. Se esse problema surgir após ter um novo conjunto de discos e almofadas, recomendamos levar seu carro de volta para a garagem que os conectou. Se eles instalaram os freios incorretamente, eles devem resolver o problema para você gratuitamente.
  • Falha no rolamento da roda – se você ouvir um ruído das rodas em momentos aparentemente aleatórios ou em certas situações (que podem incluir a frenagem), pode haver uma falha no rolamento da roda. O som áspero pode oscilar entre ser alto e baixo enquanto você dirige. Se isso quebrar, você precisará substituí-lo por uma nova peça. Como essas peças podem ser particularmente complicadas (e os rolamentos de esferas dentro delas podem chegar a todos os lugares), recomendamos levar o carro a uma oficina para fazer esse trabalho, a menos que você esteja confiante em fazê-lo sozinho.
  • Um corpo estranho preso nos freios – se o seu carro pegar algo como uma pedra que se alojar entre uma pastilha de freio e o disco, isso pode causar um som de trituração. Depois de um tempo, se for esse o caso, você pode ver um padrão de desgaste estranho nos discos de freio ao olhar para eles através do volante. Você também pode remover a roda e dar uma olhada, usando uma tocha, se necessário. Se algo estiver preso lá, você precisará desmontar o compasso para remover o referido convidado indesejado. Se isso não for algo com que você se sinta confortável, recomendamos que leve o carro a um profissional.

CONCLUSÃO

Esta não é, de forma alguma, uma lista exaustiva de problemas que podem estar fazendo com que seus freios parem. Você pode descobrir que a origem do problema é algo que não mencionamos nesta lista, como parafusos de pinça ou um parafuso de retenção enferrujado.

FONTE – https://www.grandprixtimes.com/brakes-grinding/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List