Passeio em São Carlos - Fly Auto

Passeio em São Carlos

14 de novembro de 2021 / 24 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It

Passeio em São Carlos

PARQUE ECOLÓGICO DR. ANTÔNIO TEIXEIRA VIANNA

Quem gosta de animais, deve visitar o Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna.  Ali vivem cerca de 700 animais, de mais de 106 espécies – algumas das quais em extinção. O parque se tornou uma referência em pesquisa no País – conseguiu a reprodução do mico leão dourado e do urso de óculos. Uma das atrações do parque é o berçário “Ninho da vida”, onde o visitante pode ver os filhotes de diversos animais.

HISTÓRIA

O Parque Ecológico nasceu em 1976 através de uma fundação criada entre a UFSCar e a Prefeitura Municipal. Surgiu com um conceito inovador para a época: trabalhar com a fauna brasileira, o que não era comum para zoológicos naquele período. Dra. Nícia Magalhães, criadora do Parque, idealizou recintos com apresentação natural e temática, propostas que seriam implantadas muitos anos depois nos zoológicos brasileiros.

Passeio em São Carlos

O local escolhido também não poderia ser mais simbólico, a antiga piscina do Espraiado que na época estava desativada, mas guardava o carinho de muitos frequentadores do local. Aliás, esta piscina de água natural (atual lago de entrada do Parque) era abastecida pelo córrego do Espraiado, manancial de água da cidade preservado dentro do PESC que fornece água de qualidade há mais de 100 anos (captação Espraidado/Monjolinho, inaugurada em 1918). O local também serviu de estande de tiro para treinamento do Tiro de Guerra. Até hoje, marcas dos antigos atiradores estão gravadas nas madeiras que circundam o atual escritório do Parque.

No Parque são abrigados mais de 400 animais da fauna sul-americana, em especial a brasileira, como micos leões, dourado, preto e de cara dourada, jaguatiricas, emas (os animais símbolos do Parque), tamanduás bandeira e mirim, iguanas, serpentes de várias espécies, dentre muitos outros animais. Um ponto muito forte do local é a educação ambiental para aumentar a consciência ecológica e de proteção dos recursos naturais.

Passeio em São Carlos

O Parque se diferencia no sucesso com a reprodução de várias espécies de animais, como os micos leões dourados, tamanduás e os ursos de óculos. Estes últimos são uma espécie ameaçada na América do Sul, e o Parque deu uma importante contribuição reproduzindo estes animais durante anos e enviando exemplares nascidos aqui para formar novos casais reprodutivos em outros zoológicos e parques, uma ação para conservação reconhecida nacionalmente. Os cervos do pantanal também se reproduzem com frequência no Parque, que além de contribuir para o Programa Nacional de Conservação dos Cervídeos Brasileiros, sob coordenação da UNESP de Jaboticabal, também recebeu da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil a responsabilidade de ser padrinho desta ameaçada espécie, mantendo e divulgando a necessidade de proteger este animal para as futuras gerações.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456 ou pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br.

GALERIA

Fontes

http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/noticias-2021/175021-parque-ecologico-de-sao-carlos-vai-ser-reaberto-ao-publico-a-partir-de-1o-de-setembro.html

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/viajar-para-sao-carlos-e-fazer-um-passeio-pela-historia-do-brasil/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List