Veículos híbridos

20 de novembro de 2021 / 20 / Dicas de mecânica
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto - Bosch

Foto – Bosch

VEÍCULOS HÍBRIDOS: COMO FUNCIONA SUA TECNOLOGIA?

O powertrain dos veículos evolui constantemente, assim como as novas tecnologias agregadas aos motores a combustão. A eficiência energética e o desempenho estão entre o foco das inovações e, nesse contexto, o carro híbrido vem ganhando popularidade em todo o mundo. Os motores menores ganham cada vez mais aceitação, porque usam menos peças e ocupam menor espaço, o que reduz o peso do automóvel. 

E você? Já está por dentro desse conceito? A seguir, compreenda o que é exatamente um carro híbrido, como ele funciona e de que forma o Rota 2030, estratégia do Governo Federal focada no desenvolvimento automotivo do país, pode contribuir! 

O QUE É UM VEÍCULO HÍBRIDO?

Em linhas gerais, híbrido é um veículo alimentado por dois tipos de motores: combustão e eletricidade. Assim, ele consegue funcionar com gasolina, etanol ou diesel e, ainda, ter um propulsor elétrico. Dessa forma, o sistema reúne os pontos positivos de cada uma dessas fontes de energia.

Por um lado, os modelos de motor a combustão conseguem uma boa autonomia pela facilidade de abastecimento, porém a queima de combustível resulta em poluentes dispensados ao meio-ambiente.

Já a fonte elétrica, por outro lado, faz a autonomia e o tempo de recarga das baterias ser um desconforto ao usuário. Entra, então, a facilidade dos carros híbridos: eles conseguem aproveitar os pontos positivos dos diferentes tipos de motores, trazendo muitas vantagens ao motorista, como praticidade, conforto e autonomia.

Foto - Bosch

Foto – Bosch

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VEÍCULO HÍBRIDO OU ELÉTRICO?

Ambos os modelos são uma resposta muito eficiente aos apelos em prol do meio ambiente. Afinal, conciliam o bom desempenho e contribuem para um ar mais limpo. Porém, existem diferenças importantes.

O carro híbrido é desenvolvido a partir de alta tecnologia, sendo movido por eletricidade e combustível. As duas fontes de energia podem funcionar tanto individualmente quanto de forma conjunta, gerenciados por um sistema inteligente.

Já o veículo elétrico não conta com um motor movido a combustão. Por isso, as emissões de CO2 são nulas durante seu uso. Entretanto, ele depende de estações para recarga, pois tem uma única fonte de energia.

COMO FUNCIONA O MOTOR HÍBRIDO NA PRÁTICA?

Por meio dos dois propulsores, cada motor cumpre suas próprias funções. A fonte elétrica pode ser de dois tipos, aquelas que tem um plug-in (com tomada para carga na rede elétrica) ou a “tradicional” cuja carga vem da frenagem e também através do motor à combustão interna, que funciona como um gerador.

Já o motor a combustão faz o veículo continuar em movimento e vai gerar energia para o propulsor elétrico.

Em alguns modelos não é necessário nem recarregar as baterias pois o motor elétrico transforma o próprio movimento das frenagens em energia. O combustível também será exigido em situações que demandam mais potência, como na estrada ou em ladeiras.

Em alguns modelos, é possível escolher um modo de direção, no qual o sistema vai economizar mais ou menos combustível, em troca de uma potência maior ou menor. De qualquer maneira, ele sempre será econômico. Na cidade, eles chegam a fazer 40 km por litro, como o BMW i8, uma economia bastante considerável.

Fonte – https://www.bosch.com.br/noticias-e-historias/mobilidade/veiculos-hibridos/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List