Caminhar faz muito bem a saúde

6 de março de 2022 / 65 / Esportes
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Caminhada. Foto – Pexels / Clem Onojeghuo

Caminhada. Foto – Pexels / Clem Onojeghuo

6 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA SAÚDE

A caminhada é uma atividade física aeróbica que pode ser realizada por qualquer pessoa, independente da idade e do condicionamento físico, e que pode trazer diversos benefícios para a saúde, como a melhora do sistema cardiovascular, diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, fortalecimento muscular, melhora da postura corporal e diminuição do inchaço.

A caminhada pode ser feita na esteira ou ao ar livre, sendo importante que seja mantido o ritmo e que a prática seja regular. Além disso, para garantir os benefícios da caminhada pra a saúde, é importante também que se tenha bons hábitos alimentares, adotando uma alimentação leve, saudável e equilibrada.

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA SÃO:

1. Diminui o inchaço

A caminhada ajuda a diminuir o inchaço das pernas e do tornozelo, pois favorece a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos. No entanto, para que o inchaço seja combatido, é importante que a pessoa beba bastante líquidos durante o dia, tenha uma alimentação saudável e pratique a caminhada de forma regular por pelo menos 30 minutos.

Durante a gravidez, a caminhada também é indicada para diminuir o inchaço dos pés no final do dia. Além disso, a caminhada durante da gestação ajuda a relaxar, previne o aumento de peso e diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, no entanto a prática de caminhada deve ser orientada pelo obstetra.

2. Previne doenças

As caminhadas regulares ajudam a prevenir algumas doenças, principalmente doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, obesidade, diabetes do tipo 2 e osteoporose. Isso porque os vários músculos são trabalhados durante a atividade física, gerando maior gasto energético, além de promover melhora da circulação sanguínea.

A caminhada também promove a integridade das veias e artérias, diminuindo a chance de haver deposição de gordura na parede dos vasos, evitando, assim, a aterosclerose, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, a caminhada é eficaz na prevenção da osteoporose porque promove aumento da densidade óssea, evitando que ocorra desgaste ao longo do tempo.

Para que a prevenção das doenças seja eficaz por meio da caminhada, é importante que a pessoa tenha hábitos alimentares saudáveis, evitando doces, açúcares e gordura em excesso.

3. Fortalece os músculos

O fortalecimento muscular acontece porque com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência. Além disso, como a caminhada é um exercício aeróbico, há o envolvimento de um grupo de músculos, que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento.

4. Melhora a postura corporal

Como a caminhada é uma atividade física que envolve vários músculos e articulações, a sua prática regular pode ajudar a diminuir dores e a melhorar a postura corporal.

5. Promove o relaxamento

O relaxamento promovido pela caminhada é devido à liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, principalmente a endorfina e serotonina, durante a atividade física. Esses hormônios atuam diretamente nas células nervosas, podendo combater alterações psicológicas como ansiedade e estresse, além de também conseguir promover o relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros, já que essa tensão pode estar relacionada ao estresse, por exemplo.

6. Melhora a memória

Acredita-se que prática de exercícios de forma regular também promova melhora da memória, isso porque a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro, favorecendo a produção de catecolaminas durante o exercício. Para que se tenha esse benefício, é preciso que a caminhada seja praticada diariamente, em ritmo moderado e por cerca de 30 minutos.f

CUIDADOS IMPORTANTES DURANTE A CAMINHA

Calçados corretos para caminhada. Foto – Pexels / Jens Mahnke

Calçados corretos para caminhada. Foto – Pexels / Jens Mahnke

É importante ter alguns cuidados durante a caminhada para que não aconteçam lesões ou situações que podem comprometer o bem-estar da pessoa, sendo recomendado:

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 16h e ruas muito movimentadas;
  • Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras.

Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.

Fonte – https://www.tuasaude.com/caminhada/

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