Chapada dos Veadeiros

7 de setembro de 2021 / 91 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
FOTO – Divulgação

FOTO – Divulgação

CHAPADA DOS VEADEIROS: UMA DAS PAISAGENS MAIS EXUBERANTES DO BRASIL

A Chapada dos Veadeiros fica a 819 km de São Carlos, são aproximadamente 8 horas e 45 minutos por estrada e a 4 h 32 min (364,3 km) via BR-010 de Perinópolis, destino sugerido aqui no blog.

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área aproximada de 240.611 HA e está inserido no bioma do Cerrado. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos de água, rochas com mais de um milhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local.

Foi declarado como Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela Unesco.

A região abriga rios cristalinos, cachoeiras de 100 metros e enormes paredões de pedra, rodeados pela vegetação do Cerrado. Para chegar às atrações, o visitante precisa estar disposto a caminhar: as trilhas de acesso chegam a 5 km, com trechos íngremes e pedregosos (em algumas é necessária a presença de guia). Como recompensa, quase todos os percursos terminam em poços, que surgem na base de quedas-d’água ou no meio de formações rochosas. Muitos dos atrativos naturais estão em propriedades particulares, espalhadas em Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante ou São Jorge. É nesta última que fica a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

FOTO – maxmilhas.com.br

FOTO – maxmilhas.com.br

Em Alto Paraíso, ecoturistas enchem a cidade, sobretudo em julho, em busca das cachoeiras. Com vários hotéis e restaurantes, a cidade também atrai os místicos. A presença de minas de cristais nas redondezas e o fato de que a região está quase na mesma latitude de Machu Picchu (entre os paralelos 13 e 14) ajudam a convencer de que Alto Paraíso tem uma energia especial. Não à toa, há diversas lojas de artigos esotéricos, curiosas construções em forma de gota e pirâmide, centros de meditação e muitas e muitas histórias sobre óvnis e ETs.

Tem ainda o pôr do sol que é um dos mais lindos do país, piscinas naturais e águas termais. Já para quem é mais alternativo existe uma variedade imensa de tratamentos místicos e holísticos.

Fora a parte natural do destino, os bares das cidades, as feirinhas da Vila de São Jorge e Alto do Paraíso e os restaurantes não deixam em nada a desejar. Um lugar para esquecer do tempo, aproveitar cada instante e trocar energias renovadoras.

Na Chapada, o turista pode encontrar diversas cachoeiras com as mais variadas alturas. Para chegar a algumas delas, é preciso andar por trilhas com percursos de ida e volta de 2 km a 12 km, na ida. Algumas trilhas são planas em grande parte e bem sinalizadas, enquanto outras apresentam nível de dificuldade mais elevado por terem terreno íngreme e acidentado.

FOTO – ondeficar.com.br

FOTO – ondeficar.com.br

 

ONDE FICAR

Antes de fazer sua reserva de hospedagem: É importante que o viajante saiba que a Chapada dos Veadeiros é formada de várias cidades/vilarejos. E são eles: Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Cavalcante, Colinas do Sul, Engenho, São João da Aliança e Teresina de Goiás. A dica é ficar em uma das três primeiras. Ou em todas as três. Elas possuem melhor infraestrutura, com destaque para Alto Paraíso de Goiás, que é onde se localizam os bancos, restaurantes, supermercados e maiores opções de hospedagem.

Alto Paraíso de Goiás é um excelente lugar onde ficar na Chapada dos Veadeiros. O motivo? É a cidade base para explorar Veadeiros. Está a 230 km de Brasília e a 440 km de Goiânia. E é lá que se concentra a variedade de hospedagem.

ONDE COMER

Comida delícia, típica do centro-oeste e com um tempero inesquecível? É lá mesmo. Normalmente, por conta dos passeios e trilhas, os restaurantes costumam servir almoços até mais tarde.

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A CHAPADA DOS VEADEIROS

A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é entre os meses de abril e outubro, quando ocorre o período mais seco e há menos possibilidades de chuva. Nos dias chuvosos, que costumam acontecer nos meses de verão, algumas cachoeiras podem ficar fechadas para visitação.

FOTO - seumochilao.com.br

FOTO – seumochilao.com.br

COMO SE LOCOMOVER NA CHAPADA

Carro. Os caminhos entre as cidades e as cachoeiras pode ser longo. Por lá, não há transporte público, então a ideia é que você alugue um carro, caso tenha chegado em Brasília de avião.

Botas. Algumas trilhas são bem longas e cansativas. Então, prepare suas botas de viagem e não esqueça de cuidar do físico. Se escolher as trilhas mais difíceis para ultrapassar seus limites, vai precisar daquele empurrãozinho de um corpo preparado para a aventura.

FONTES:

https://blog.venturas.com.br/chapada-dos-veadeiros-uma-das-paisagens-mais-exuberantes-do-brasil/

https://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.html

https://www.maxmilhas.com.br/blog/guia-de-destinos/conheca-os-encantos-da-chapada-dos-veadeiros

https://www.seumochilao.com.br/onde-ficar-hospedagem-chapada-dos-veadeiros/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List