Cuidados com a pintura do seu carro

20 de agosto de 2022 / 277 / Dicas de mecânica
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Pintura automotiva. Foto – Pexels / Mathias Reding

Pintura automotiva. Foto – Pexels / Mathias Reding

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS INIMIGOS DA PINTURA DO SEU CARRO?

Cuidar do carro, não deve ficar limitado apenas a manutenção mecânica. A preservação dos itens mecânicos como o motor, suspenção, pneus são fundamentais para a durabilidade e segurança do veículo. No entanto cuidar também da aparência do seu carro, é um investimento que você está fazendo na valorização dele na hora da revenda.

Neste ponto a preservação da pintura do veículo é um dos pontos mais importantes, é um dos item que todo comprador de carro usado vai notar logo de cara. Uma pintura bem cuidada, vai sinalizar que você teve cuidado com a manutenção do veículo.

É preciso evitar algumas situações para não prejudicar a pintura do seu carro.

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS

As pedrinhas de gelo lançadas em alta velocidade pelas chuvas de granizo, podem rachar a pintura do seu carro, com risco da infiltração de umidade, podendo causar o ferrugem na lataria. Quando estiver chovendo granizo o recomendado é parar o carro, pois a velocidade do carro em movimento, vai intensificar o impacto das pedrinhas de gelo. Se possível procure um lugar abrigado, quando estiver chovendo granizo.

A exposição a temperaturas muito altas ou muito baixas, também podem prejudicar a pintura do veículo, principalmente nos modelos mais antigos, que não contam com uma camada protetora de verniz, utilizada nos modelos mais modernos. O excesso de calor pode alterar o tom da pintura e o excesso de frio pode causar rachadoras na pintura, por isso não é bom deixar o carro muito tempo expostos nestas condições.

MARESIA

Veículos que apresentam danos na lataria, como aranhões e amassados, vão deixar a superfície metálica expostas e em contato com a maresia, vão causar corrosões. Evite viajar para o litoral quando o seu carro estiver com algum dano na lataria e sempre que voltar faça uma lavagem completa nele.

Carro expostos a maresia. Foto – Pexels / Fredrick Eankels

Carro expostos a maresia. Foto – Pexels / Fredrick Eankels

ÁREAS DE CONSTRUÇÃO E REPAROS

Ao estacionar o seu veículo próximo a áreas de construção ou onde está havendo reparos de objetos, você estará expondo o seu carro a substâncias que podem prejudicar a pintura do carro, como por exemplo, tinta, cimento e poeiras.

Quando isto ocorrer, não é recomendado passar um pano seco no local atingido, isto pode riscar a pintura ou espalhar o resíduo pela lataria. O correto é enxaguar o carro com água o mais rápido possível, evitando que os resíduos se sedimentem na lataria. No caso das tintas ou de qualquer outra substância líquida ácida, borrife o local com água e com uma pasta abrasiva de boa qualidade, limpe cuidadosamente o local.

Lembrando que se recomenda lavar o veículo com água e sabão neutro após a aplicação de produtos químicos.

FEZES DE PÁSSAROS

Quando estacionar o seu veículo, verifique se não está em algum lugar que os pássaros podem estar pousando ou se é um local ondes eles habitam, como por exemplo árvores, beirais de telhados ou até vigas de construções. As fazes do pássaros são corrosivas e prejudicam a pintura do carro.

Caso aconteça, não tente raspar o material seco, use um pano úmido com água para retirar a sujeira o mais rápido possível.

Carro exposto a fezes de pássaro. Foto – Pexels / Charles Parker

Carro exposto a fezes de pássaro. Foto – Pexels / Charles Parker

MATERIAIS ABRASIVOS NA LIMPEZA

Utilizar uma esponja de aço na limpeza? Nem pensar, é certeza que você vai arranhar a pintura do seu carro.

Os panos ásperos como pano de chão por exemplo, tem uma composição áspera prejudicial a pintura, e os dejetos sólidos vão ficar presos na sua superfície, o movimento de limpeza vai riscar a lataria.

O ideal é utilizar um pano de microfibras, os pequenos poros irão guardar os resíduos sólidos, não deixando que eles se concentrem na sua superfície, em contato com a lataria do veículo. Evite utilizar o pano quando ele perder sua maciez.

PRODUTOS ÁCIDOS

Produtos a base de petróleo, só devem ser usados na limpeza em locais e casos específicos, como na retirada de pontos de piche oriundos de um via que tenha sido asfaltada recentemente. Após o uso limpe o lugar imediatamente com água e sabão neutro.

Sempre utilize produtos com PH neutro para limpeza do veículo.

Ao abastecer o seu carro, verifique se não escorreu ou respingou combustível na lataria do carro, gasolina, diesel ou etanol queimam a pintura, remova-os rapidamente com água e sabão neutro.

Lavagem automotiva. Foto – Pexels / Khunkorn Laowisit

Lavagem automotiva. Foto – Pexels / Khunkorn Laowisit

GARAGENS E CAPAS DE CARRO

Em algumas garagens passam encanamentos que podem estar com pequenos vazamentos, podendo pingar na lataria do seu carro, substâncias que irão danificar a pintura. Estes vazamentos podem ter origem em um cano exposto ou na infiltração da laje. Verifique se o local onde o seu carro fica estacionado existe esta condição e faça o reparo do local e limpe imediatamente o seu carro.

Capas de carro são utilizadas para proteção de veículos, mas o uso inadequado pode prejudicar a pintura. Geralmente elas são indicadas quando o veículo vai ficar muito tempo parado e devem ser de um tecido que transpire para não reter umidade que pode enferrujar a pintura do veículo.

Não utilize a capa quando o motor estiver quente e nem se ele ou a lataria estiverem molhados, tome cuidado ao manusear a capa no carro, e verifique que tanto ela como a lataria do carro estejam limpas para não riscar a pintura.

O ideal é lavar o carro pelo menos uma vez por mês, a aplicação de cera auxilia na proteção da pintura do carro. Na Fly Bosch Car Service, você vai realizar uma lavagem automotiva, por um técnico treinado, que vai deixar o seu carro limpinho, preservando a pintura e valorizando o seu veículo. Agende um horário pelo Whatsapp (16) 3412-1231.

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List