Dica De Viagem – Atibaia

10 de outubro de 2021 / 114 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto / saopaulosemmesmice.com.br

Foto / saopaulosemmesmice.com.br

Atibaia fica a 208 km de São Carlos, com o tempo estimado de aproximadamente 2 h 11 min, ostenta a marca de ter o 2º melhor clima do mundo pela Organização das Nações Unidas, atrás apenas de Davos, na Suíça.

A cidade possui uma ótima estrutura para atender os turistas, com uma ampla rede hoteleira, diversos restaurantes e até oferta de turismo religioso e rural. A melhor forma de circular em Atibaia é de carro, com ele você têm mais liberdade pra acessar os atrativos, principalmente os mais afastados. Mesmo no centro nem todos os atrativos estão próximos, sendo o carro melhor opção pra conhecer eles sem perder muito tempo.

Na primavera devido a pouco probabilidade de chuva é a melhor época pra visitar Atibaia pra praticar voo livre na Pedra Grande. Além disto a cidade possui hotéis e resorts, repleto de estrutura pra quem deseja relaxar, sem nem mesmo sair da hospedagem.

O QUE FAZER EM ATIBAIA

Atibaia é uma cidade que une diferentes tipos de atrações, por isso costuma agradar todos os estilos de turistas, que sempre encontra algo pra fazer na cidade. A maioria das suas atrações são gratuitas ou com preços bem em conta, que torna a cidade um destino com bom custo benefício.

PEDRA GRANDE DE ATIBÁIA

O mais famoso entre os pontos turísticos de Atibaia é a Pedra Grande, que tem 1418 metros de altitude, sendo maior inclusive do que o Pão de Açucar, no Rio de Janeiro.

Dela, é possível ver várias cidades próximas, como por exemplo Bragança Paulista e Jundiaí. Recomendo muito que admire o mirante principalmente ao nascer e ao pôr do sol, pois são dois espetáculos naturais encantadores.

Além do visual encantador, a Pedra Grande também é um destino muito procurado para a prática de esportes radicais, como rapel e voos de parapente. É muito comum também ser pessoas fazendo camping selvagem  e outras atividades ligadas ao ecoturismo.

Se desejar fazer uma trilha na Pedra Grande, existem três para você escolher; ambas saem do condomínio arco-íris, no qual há um estacionamento para quem estiver de carro.

RESERVA ECOLÓGICA DE VUNA

A Reserva Ecológica de Vuna é o primeiro parque ecológico de Atibaia, que fica localizada na Pousada Águas do Vale, que é responsável por manter os 330 hectares da reserva.

Quem deseja explorar a reserva, pode está percorrendo por trilhas a pé (são 30 Km de trilhas, divididas em cinco rotas) ou de bicicletas. As trilhas levam a grutas, cascatas, riachos e queda d’ água. As trilhas partem da Pousada Águas do Vale, onde é cobrado uma taxa de R$ 30 que inclui estacionamento e utilização das trilhas.

TELEFÉRICO DE ATIBÁIA

O Teleférico de Atibaia inaugurado em 2008 é outra atração que se encontra no Lago do Major e leva até a parte alta do centro da cidade. O percusso é de 550 metros (1,1 Km ida e volta), com duração de cerca de 15 a 20 minutos (ida e volta), o ponto mais alto têm 15 metros de altura (torre 3 e 4).

Do teleférico se têm uma vista privilegiada para o Lago do Major, Balneário Municipal, Recanto Japonês e uma vista de longe da Pedra Grande. Além da vista o teleférico passa bem próximo as árvores, que permite além de contemplar a paisagem, interagir com a natureza, mas no ponto final não têm muito o que fazer.

OUTROS PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Outro atrativo interessante é essa igreja, que tem bela arquitetura e fica localizada bem no Centro de Atibaia e tem uma grande importância histórica; afinal era nela que antigamente os escravos podiam frequentá-la; enquanto que na Igreja Matriz era proibido. Nela acontecem algumas festividades, como o Ciclo Natalino.

Parque Edmundo Zanoni

Trata-se de um lugar perfeito para aproveitar um dia agradável em família, casal ou até mesmo sozinho. Nele, é possível fazer piquenique, caminhar para ver as árvores centenárias, andar de pedalinho no lago, brinquedos para as crianças, uma lanchonete e atrativos culturais como a Casa do Artesão.

Museu de História Natural

Localizado dentro do Parque Edmundo Zanoni, com mais de 4 mil peças que retratam informações e fósseis sobre a fauna do Brasil e do mundo; além de ter itens raros indígenas.

Foto / saopaulosemmesmice.com.br

Foto / saopaulosemmesmice.com.br

Santuário de Schoenstatt

Localizado no jardim Brogota, trata-se de um santuário existente em várias partes do Brasil; porém esse em Atibaia é o que mais recebe peregrinos e romarias. Isso de dá ao fato de a Mãe, Rainha de Schoenstatt escolheu a cidade para edificar seu 4º trono.

Shugo Izumi Cerâmicas

Visitar o atelier de Shugo Izumi Cerâmicas é uma oportunidade única de levar pra casa artigos em cerâmicas produzidas em um forno a lenha Noborigama, por uns dos mais prestigiados ceramistas do país.

Artes com as Mãos

O Artes com as Mãos é um lugar que precisa ser visitado sem pressa para admirar com calma os móveis, decoração e a imensa variedade de artesanato de diversas regiões do Brasil e do mundo. Está localizado dentro do shopping rural Espaço 49, com fácil acesso pela Rodovia Fernão Dias que conta com lojas, restaurante, área de lazer e uma gruta de pedra.

ONDE SE HOSPEDAR EM ATIBÁIA

Atibaia possui uma grande rede hoteleira onde se encontra resort cinco estrelas, hotéis luxuosos, hospedagens charmosas e também com ótimo custo benefício.

Escolher se hospedar na cidade pra aproveitar seus atrativos ou relaxar é uma ótima decisão, não falta o que fazer em Atibaia e a viagem rende muita mais.

ONDE COMER EM ATIBÁIA

Em Atibaia não falta opções pra comer um almoço farto com quitutes da roça e nem restaurantes portugueses, japoneses e italianos.

FAZENDA PARAÍSO

Fazenda Paraíso serve um café da manhã colonial aos domingos que agrada até os mais exigentes, com todas as tradicionais iguarias da fazenda. A feijoada no sábado e o almoço da roça no domingo também é garantia de uma ótima refeição farta e cheia de sabor.

Foto / saopaulosemmesmice.com.br

Foto / saopaulosemmesmice.com.br

PADARIA LEGÈ

Padaria Legè é uma das mais tradicionais padarias de Atibaia, com mais de 100 anos de funcionamento, possui duas lojas na cidade, a mais antiga fica na Avenida da Saudade. O ambiente apesar de pequeno é bem agradável, possui também mesas ao ar livre. É uma excelente opção também pra café da tarde ou pra fazer um lanche.

OUTRAS OPÇÕES GASTRONÔMICAS DE ATIBÁIA

  • Pra provar comida portuguesa o Restaurante Oh Pá! e Restaurante Ítalo Português são os mais recomendados.
  • O Romano Cucina Italiana, Cantina Provincia di Lucca e Chalet Piemontese, são destaque na gastronomia italiana em Atibaia.
  • Entre os restaurantes japoneses os mais bem avaliados são o Sushi Kyowa, Shinryu, Oasis e Restaurante Sanko.
  • Pra degustar boas carnes as opções são o San Costilla, Black Buffalo, Skina da Picanha e Tango Grill.
  • Se não dispensa uma pizza passe na Pizzaria Freemont, Forneria Vesuvio e Pizzaria Sinha.
  • Os melhores buffet por kilo são o Restaurante Casa da Vó, Moranga Flor, Villa e Ao Mirante.
  • A Brown Burger e O Nesto Burger são hamburguerias populares em Atibaia.
  • Pra experimentar pratos originais o Grecco Cozinha Rústica possui pratos autorais.
  • O The Box Café, Doceria Portuguesa A Tentadora, Denn’y Café e Café do Lukas são paradas certas pra tomar café e comer doces.

Fontes

www.rotamapas.com.br

saopaulosemmesmice.com.br

www.queroviajarmais.com

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List