Direção Hidráulica e Direção Eletrônica / Dicas de mecânica

9 de setembro de 2022 / 278 / Dicas de mecânica
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Direção hidráulica e eletrônica – Foto Pexels / Sindre Strom

Direção hidráulica e eletrônica – Foto Pexels / Sindre Strom

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DIREÇÃO HIDRÁULICA E DIREÇÃO ELETRÔNICA?

A direção do veículo sem os sistemas hidráulico e eletrônico, obrigam o condutor a realizar um grande esforço para virar o volante, principalmente na hora de manobrar o carro. Os sistemas hidráulico e eletrônico, são duas diferentes tecnologias criadas para auxiliar a direção do veículo, deixando a direção mais leve, auxiliando nas manobras e na condução.

O sistema hidráulico utiliza a pressão do óleo para girar as rodas com mais facilidade, reduzindo consideravelmente o peso do volante ao virar. Ele conta com uma bomba hidráulica que faz o óleo circular dentro da caixa de direção, e ao virar a direção, uma válvula libera a pressão do óleo para um dos lados de um pistão hidráulico, que vai direcionar o veículo para o lado desejado.

 

No sistema elétrico é um motor elétrico que vai auxiliar o motorista a virar a direção, através de sensores que detectam quando o volante está sendo movimentado, deixando a condução e manobras mais leve.

 

O sistema hidráulico, envia uma força constante no volante, oferecendo uma maior sensibilidade na condução do carro, produzindo uma boa experiência de direção, principalmente em velocidades mais altas, como em rodovias. Por ser um sistema mais antigo tem um baixo custo de manutenção, e é mais fácil encontrar um mecânico para fazer consertos no sistema. Por outro lado, é mais complexo e tem propensão a dar mais problemas como vazamento de óleo, entupimento e amassados nas tubulações, por exemplo, exigindo uma maior manutenção.

 

O sistema elétrico é mais moderno, é mais eficiente ao gerenciar melhor a energia, e exigir menos do motor do carro, possibilitando um menor consumo de combustível, além de permitir a integração de novas tecnologias como, sistemas de manutenção de faixas e piloto automático adaptativo. Por não possuir componentes mecânicos, demanda menos manutenção, mas é mais caro para consertar e precisa de uma mão de obra especializada. Tendo uma direção mais leve que a hidráulica, possui um modo de condução mais artificial, com uma experiência de direção menor.

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List