Montanhismo em São Carlos

8 de maio de 2022 / 22 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Montanhismo em São Carlos. Foto - cume.org

Montanhismo em São Carlos. Foto – cume.org

SÃO CARLOS POSSUI UM CENTRO DE MONTANHISMO, QUE É REFERÊNCIA NO INTERIOR DE SÃO PAULO.

São Carlos está numa localização privilegiada no interior de São Paulo para a prática de montanhismo, num raio de menos de 100km pode-se encontrar 7 locais de escalada, para os aventureiros da cidade: O Morro do Cuscuzeiro (Analândia-SP) que é o local mais clássico da região; A Fazenda Invernada (São Carlos-SP); Itaqueri da Serra (Itirapina-SP); Fazenda Rochedo (Brotas-SP); Falésia do Colorido (São Pedro-SP); a Falésia de Descalvado, em Descalvado e a Caverninha (São Carlos-SP).

O montanhismo abrange diversas atividades que acontecem em ambientes de montanha. Entre elas estão o trekking, as travessias (trilhas mais longas, que geralmente duram alguns dias), as corridas de aventura (corridas em ambientes de montanha que contam com atividades como rapel, escalada, navegação por bússola, etc.) o alpinismo e a escalada.

O montanhismo é um estilo de vida, que envolve um contato respeitoso e ético com a natureza, com uma boa dose de aventura e com lindas paisagens.

Morro do Cuscuzeiro. Foto - cume.org

Morro do Cuscuzeiro. Foto – cume.org

O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MONTANHISMO E EXCURSIONISMO (CUME)

O Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (CUME) é um centro de referência em escalada no interior do estado de São Paulo, é uma associação sem fins lucrativos, que reúne pessoas interessadas na prática de atividades ao ar livre em ambientes naturais. Formado por membros da comunidade de São Carlos e região, incluindo alunos, professores e servidores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP) e outros profissionais não acadêmicos.

Desde 1991, com a instalação de agarras de escalada na parede da caixa d’água (CdA) e dos reservatórios de abastecimento localizados na área norte do campus da UFSCar, o CUME passou a utilizar esse espaço para treinos de escalada, além de ser o principal local de reunião e desenvolvimento de atividades do grupo.

Em 2003 iniciou-se um dos projetos de maior êxito do CUME, o “Vivências em montanhismo”, um projeto de extensão universitária que promove monitorias de escalada abertas ao público, para democratizar o acesso à escalada esportiva e conduzir o primeiro contato dos interessados no esporte de maneira segura.

O CUME contribui ativamente na formação de escaladores e demais praticantes de atividades ao ar livre em São Carlos e região, por meio da transmissão de técnicas de segurança em ambiente vertical e práticas de mínimo impacto ambiental. Além disso, o grupo promove a preservação e manutenção de trilhas de acesso e vias de escalada em rochas na região, assim como atua na descoberta e desenvolvimento de novos locais de escalada.

Atividades no Campus da UFSCar. Foto - cume.org

Atividades no Campus da UFSCar. Foto – cume.org

Como os equipamentos de escalada não são baratos, e dessa forma pouco acessíveis, o CUME oferece de maneira gratuita, todos os equipamentos necessários para a prática segura do esporte, além de contar com monitores capacitados e experientes que faz com que o projeto, tenha proporcionado experiências incríveis sem nunca ter sido registrado nenhum acidente.

Desde 2008 o C.U.M.E. é responsável pela manutenção da trilha de acesso ao Cuscuzeiro e vem organizando mutirões anuais (às vezes semestrais) para realizar o trabalho e fazer com que o acesso ao local, tanto de turistas quanto de escaladores, tenham um trajeto seguro e com o mínimo impacto na natureza.

Fontes:

https://coworkingsaocarlos.com/wiki-blog/sao-carlos-e-o-montanhismo-o-que-e-o-cume-NXW9765/

https://www.cume.org/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List